-
Banzai! The Japanese propaganda cinema between 1939-1945||Banzai! O Cinema de propaganda japonês entre 1939-1945
- Voltar
Metadados
Descrição
The propaganda movies of the World War II are always remembered for its great American or German productions. However, inside the History, this kind of cinema is not exclusive to these two rival nations during this period. Other nations had also made political use of the movies – as well. Japan, after the Meiji reform, had used the cinema as a tool of propaganda for its honor culture ideology, having even relied on State laws to its promotion and dissemination. This paper aims to explain the Japanese cinema between 1939 and 1945, didactically illustrating in chronological order its emergence, the background behind the State control of the cinema and how the “Honor culture” was determinant in this process. Aiming this goal it’s going to be used the concept of “political culture” from Serge Berstein (1998), the movie methodology comes from the writings of Marcos Napolitano (2005) and Alexandre Valim (2006) and the concept “places of memory” from Pierre Nora (1993). Finally, it will be done an overview of several movies and how these movies interacted between public reception and state censorship in the Japanese Empire.||O cinema de propaganda na Segunda Guerra Mundial é sempre relembrado pelas grandes produções estadunidenses ou alemãs que envolvem o conceito. Entretanto, dentro da História, esse cinema não era uma exclusividade das duas potências rivais nesse período, mas outras nações fizeram uso político – também – dessa mídia. O Japão, após a reforma Meiji, utilizou do cinema como uma ferramenta de propagação de sua doutrina da honra, tendo, inclusive, se apoiado em leis estatais para promoção e divulgação. Este artigo tem o objetivo de elaborar os moldes do cinema japonês entre 1939 e 1945, explanando didaticamente em ordem cronológica o surgimento, o background por trás do controle Estatal do cinema e como a cultura da honra foi determinante no processo. Para isso, será utilizado do apanhado teórico e metodológico de Marcos Napolitano (2005) e Alexandre Valim (2006) para os filmes, Serge Berstein(1998) para questão da cultura da honra e Pierre Nora (1993) para traçar os objetos filmes enquanto lugares de memória. Assim, será feito um apanhado geral de diversos filmes que surgiram sob esse propósito, durante o recorte proposto, e como estes filmes interagiam entre a recepção pública e a censura estatal do Império japonês.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pastrello, Douglas Tacone
Data
8 de julho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/60466 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.60466
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Douglas Tacone Pastrello | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Saeculum; Vol. 27 No. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 119-136 | Saeculum; Vol. 27 Núm. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 119-136 | Saeculum; Vol. 27 No 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 119-136 | Saeculum; v. 27 n. 46 (jan./jun.) (2022): Dossiê - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões; 119-136 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
Japanese cinema | World War II | Censorship | Honor cultura | Japan | Cinema japonês | Segunda Guerra Mundial | Censura | Cultura da Honra | Japão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion