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The poetic voice of the singer clown Eduardo das Neves||A voz poética do palhaço cantor Eduardo das Neves
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Metadados
Descrição
The present study aimed to investigate the vocality of the singing clown Eduardo das Neves in recordings made by him at Casa Edison in the period 1908-1919. In a process of sedimentation of the phonographic industry in Brazil, Eduardo das Neves was considered the “King of Lundu”, being the first black artist to record records in 1900. I investigate how the recordings of the singing clown Eduardo das Neves became a space for articulation of structuring and everyday themes in the late 19th and early 20th centuries. To this end, I use Zumthor´s notion of vocality (1993) to guide the listening and analysis of the artist´s phonograms that are available in the collection of the Instituto Moreira Salles – IMS (2022). I point out which masks he assumed with the social tensionsrepresented in his songs. The article is part of my doctoral research on musicalcomedy in wich I analyze the performance and work of Brazilian singing clownsand musical eccentrics at the turn of the century.||O presente estudo teve por objetivo investigar a vocalidade do palhaço cantorEduardo das Neves em gravações realizadas pelo memo na Casa Edison no período 1908-1919. Em um processo de sedimentação da indústria fonográfica no Brasil, Eduardo das Neves era considerado o “Rei do Lundu”, sendo o primeiro artista negro a gravar discos em 1900. Investigo como as gravações do palhaço cantor Eduardo das Neves se tornaram um espaço para articulação de temas estruturantes e cotidianos em fins do século XIX e início do século XX. Para tanto, utilizo a noção de vocalidade de Zumthor (1993) para guiar a escuta e análise dos fonogramas do artista que estão disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles – IMS (2022). Aponto quais máscaras ele assumiu com os recursos de sua voz poética e quais foram as tensões sociais representadas em suas canções. O artigo é parte da minha pesquisa de doutorado sobre comicidade musical no qual analiso a performance e a obra de palhaços cantores e excêntricos musicais brasileiros da virada do século.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Guimarães, Caísa Antunes Tibúrcio
Data
28 de abril de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Fonte
Dramaturgies; No. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 243 - 262 | Dramaturgias; n. 19 (2022): Performance nas artes dramáticas, nas artes visuais e na música; 243 - 262 | 2525-9105 | 10.26512/dramaturgias19
Assuntos
Eduardo das Neves | Vocalidade | Palhaço cantor | Musicalidade | Fonograma | Eduardo das Neves | Vocality | Clown singer | Musicality | Phonogram
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion