-
Beyond paper records: : speaking about museum documentation in the classroom||Para além das fichas: falando sobre documentação de acervos museológicos em sala de aula
- Voltar
Metadados
Descrição
Speaking about museum documentation in a classroom is a task that demands creativity and constant articulation between basic concepts, as object-document and the practical issues of daily life in museums. Therefore, the teaching-learning process wins when realized based on the theoretical exploration of initials fundaments and exercises focused on a problem situation. However, it is worth emphasizing that addressing the topic in the classroom implies a careful look to contemporary questions, such as inclusive, democratic, and not centered on writing perspectives. Based on this scenario the present essay tries to present the ways that have been traced in two curricular components that deal with the documentation of museum collections in the Museology course at ETEC Parque da Juventude in São Paulo. To this end, an exploratory methodology was adopted, based mainly on empirical observations extracted from the daily life of teaching, with a view to sharing impressions and learning.||Falar de documentação de acervos museológicos em sala de aula é uma tarefa que demanda criatividade e constante articulação entre conceitos básicos, como o de objeto-documento, às práticas cotidianas de um museu. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem sobre o tema ganha, de muitas formas, se realizado a partir de exploração teórica de fundamentos introdutórios e realização de exercícios pautados em situações-problema. Porém, é válido ressaltar que abordar o tema em sala de aula também implica um olhar atento às questões contemporâneas, como as que são trazidas por perspectivas mais inclusivas, democráticas e não centradas na escrita como ferramenta básica de registro. É partir de tal cenário que o presente artigo busca apresentar os caminhos percorridos até agora em dois componentes curriculares que tratam da documentação de acervos museológicos no âmbito do curso técnico estadual de Museologia da ETEC Parque da Juventude, em São Paulo. Para tanto, foi adotada uma metodologia exploratória, baseada principalmente em observações empíricas extraídas do cotidiano da docência, com vistas a compartilhar impressões e aprendizados.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Monteiro, Juliana
Data
5 de setembro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Museologia & Interdisciplinaridade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 11 n. Especial (2022): Perspectivas de Documentação Museológica: competências, formações, experiências e reflexões ; 63-74 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v11iEspecial
Assuntos
Ensino profissionalizante | Documentação | Museus | Vocational Education | Documentation | Museums
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Perspectivas de Documentação Museológica