-
O ensino de documentação museológica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
- Voltar
Metadados
Descrição
This article addresses aspects of documentation teaching in the Undergraduate Course in Museology at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), located at the Centro de Artes, Humanidades e Letras in Cachoeira and São Félix. It analyzes institutional statistical data of student performance in the curricular component Informação e Documentação Museologica, percentage of Course Completion Works in the Documentation area between 2010-2018, and specificities arising from the university project in dialogue with local cultures, the formation of the faculty by museologists, archaeologists, anthropologists, and art historians. According to the analyses, there are difficulties faced by students at the beginning, the university dynamics not yet known, and in the last semesters of the courrse, especially in the writing of the final work. Finally, it considers museum documentation essential to apply knowledge and develop practices in documenting archaeological collections, artistic objects, among others. It also considers the relevance of approaches to immaterial processes in various academic works, supported by a view of museology focused on memory, heritage, and documentation.||Este artigo aborda aspectos do ensino da documentação no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instalado no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira e São Félix, a partir de análise de dados estatísticos institucionais do desempenho discente no componente curricular Informação e Documentação Museológica; de percentuais de Trabalhos de Conclusão de Curso na área de Documentação entre 2010-2018; e de especificidades decorrentes do projeto de Universidade em diálogo com culturas locais, da formação do corpo docente por museólogos, arqueólogos, antropólogos e historiadores da arte. Segundo as análises, há dificuldades enfrentadas pelos discentes tanto no início, a dinâmica universitária ainda não conhecida, quanto nos últimos semestres da graduação, especialmente na redação do TCC. Por fim, considera a documentação museológica fundamental para aplicar conhecimentos e desenvolver práticas na documentação de coleções arqueológicas, objetos artísticos, dentre outros. Também considera a relevância de abordagens sobre processos imateriais em trabalhos acadêmicos, embasados por uma abordagem da Museologia focada em memória, patrimônio e documentação.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fernandes, Henry Luydy Abraham | Tavares de Pinho Pepê, Suzane
Data
5 de setembro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Museologia & Interdisciplinaridade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 11 n. Especial (2022): Perspectivas de Documentação Museológica: competências, formações, experiências e reflexões ; 42-62 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v11iEspecial
Assuntos
Ensino. Documentação museológica. Graduação em Museologia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Perspectivas de Documentação Museológica