-
Visual arts, teaching and aesthetic formation||Formación estética, docencia y artes visuales||Formação estética, docência e artes visuais
- Voltar
Metadados
Descrição
Asking about a possible aesthetic formation for teaching in visual arts may seem obvious, however, based on a survey of texts carried out in the archives of four important events for the areas of Art and Education in Brazil, they are: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB”, it was possible to identify that the relationships between the themes of aesthetics, teaching and visual arts are distinct and point to different issues within the field of teacher education. The texts were analyzed under the inspiration of Michel Foucault's discourse analysis, texts that were published between the years 2008 and 2015. In them, it was possible to identify a system of regularities and dispersions that made visible the existence of four trends in the ways in which they are placed in relation to the themes of art, teaching and aesthetic formation. At the end of the text, I propose some questions to problematize what we have done in relation to the training of teachers in arts with the intention of launching clues on the issue that mobilized the study the aesthetic dimension of the study of teachers of visual arts.||Preguntar por una posible formación estética en/para la enseñanza de las artes visuales puede parecer una obviedade. Pero durante una investigación sobre conferencias presentadas entre 2008 y 2015 en cuatro eventos brasileños vinculados a las áreas de Arte y Educación, a saber: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB”, fue posible identificar diferentes relaciones entre los temas de la estética, la enseñanza y las artes visuales Las análisis se realizaron a partir de los estudios sobre el Discurso de Michel Foucault y permitió identificar un sistema de regularidades y dispersiones que dio visibilidad a la existencia de cuatro tendencias en los modos en que se relacionan los temas del arte, la enseñanza y la formación estética. Al final del texto, propongo algunas preguntas para problematizar lo que venimos haciendo en Brasil en relación a la formación de profesores en artes con la intención de arrojar pistas sobre la cuestión que me llevó a estudiar la dimensión estética de la formación de profesores de artes visuales. ||Perguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente. As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Momoli, Daniel Bruno
Data
14 de outubro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16697 | 10.5585/eccos.n62.16697
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 62: Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora; e16697 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
visual arts | teaching | aesthetic formation | graduation. | artes visuales | formación estética | maestros | actividad docente. | artes visuais | docência | formação estética | licenciatura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion