-
Of assistance and the education: a study about the historicity of municipal schools of early childhood education in a gaúcho city||Da assistência e da educação: um estudo sobre a historicidade das escolas municipais de educação infantil em um município gaúcho
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this study was to analyze the transition of daycare centers from assistance sector to the educational sector becoming Municipal Schools of Early Childhood Education (EMEIs). The present study was based on the discourse of twenty monitors, eighty teachers and three managers from a municipality in the interior of the state of Rio Grande do Sul (RS). Data and speeches are the result of questionnaires, semi-structured interviews and a dialogue group. Dialectical analysis was applied in the categories that support the discourses of the workers in order to understand the relevance of their speeches and writings in elucidating of the transition of this institution, taking into account its historicity and the totality in which they are inserted. It was verified that the EMEI and the educational policies intended for this educational level are not guaranteeing the structure, the organization and the financial resources that can subsidize an education designed for and from the child. What has been recurrent is just the right of families to have a place to leave their children while they work, without necessarily ensuring the conditions for the production of pedagogical work aimed at childhood. This process ends up reinforcing the care character of this institution to the detriment of the educational one. ||Objetivou-se analisar a transição que aconteceu das creches do setor assistencial para o setor educacional transformando-se em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O presente estudo teve como base o discurso de vinte monitoras, oitenta professoras e três gestoras de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados e as exposições são resultantes de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. Aplicou-se análise dialética nas categorias que sustentam os discursos das trabalhadoras de forma a compreender a relevância de suas falas e de seus escritos na elucidação da transição da creche assistencialista para escola, levando em conta a historicidade e a totalidade na qual estão inseridas essas instituições. Constatou-se que a EMEI e as políticas educacionais destinadas a esse nível educacional não estão garantindo a estrutura, a organização e os recursos financeiros que possam subsidiar uma educação pensada para e a partir da criança. O que tem sido recorrente é apenas o direito das famílias em ter onde deixar seus(suas) filhos(as) enquanto trabalham, sem ter asseguradas, necessariamente, as condições para a produção de um trabalho pedagógico voltado para a infância. Esse processo acaba por reforçar o caráter assistencial dessa instituição em detrimento do educacional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Berlote Brenner, Carmen Eloísa | Ferreira, Liliana Soares
Data
29 de março de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18048 | 10.5585/eccos.n60.18048
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 60: Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação; e18048 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
early childhood education | school | historicity | teachers' work. | educação infantil | escola | historicidade | trabalho dos professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion