-
“Well conformed, robust and healthy”: education and the presence of black and mixed race people in the company of apprentice mariners of Pará||“Bien conformado, robusto y san”: instrucción y presencia de negro y marrón en la companhia de apredizes marinheiros do Pará||“Bem conformado, robusto e são”: instrução e presença de pretos e pardos na companhia de aprendizes marinheiros do Pará
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this article is to identify the presence of black and mixed-race people in the “Companhia de Aprendizes Marinheiros do Pará”, as well as to understand the different aspects of the instruction offered by this institution in the period from 1866 to 1888. The guiding question was to know the main aspects of the instruction offered by the Companhia de Aprendizes da Marinha in Pará to blacks and browns, in order to identify the presence of these subjects as students of the Company. To this end, we carried out historical-documentary research using sources from the “Arquivo Público do Estado do Pará (APEP)”, which were treated by the evidentiary method, by which we analyze generally imperceptible information. We have observed how the presence of children in military institutions was a way to supply the needs of the armed forces and to take underprivileged minors off the streets; and how the Company, besides instructing and training black children, also acted as an institution for "correction" of individuals considered "undisciplined". Instruction and training in the Company, aimed at the black population of blacks and browns, were imposed by the authorities, police chiefs and judges of orphans, and emphasized an education with ideals of civilizing these children, aiming their usefulness to the nation. ||El objetivo de este artículo es identificar la presencia de sujetos negros y pardos en la Companhia de Aprendizes Marinheiro do Pará, así como comprender los diferentes aspectos de la instrucción ofertada por esa institución, en el período de 1866 a 1888. La pregunta orientadora fue conocer los principales aspectos de la instrucción ofrecida por la Companhia de Aprendizes da Marinha de Pará a negros y pardos, con el fin de identificar la presencia de estos sujetos como alumnos de la Companhia. Por lo tanto, realizamos una investigación histórico documental por medio de fuentes del Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), las cuales fueron tratadas por el método de evidencias, por medio del cual analizamos informaciones generalmente imperceptibles. Observamos como la presencia de niños en las instituciones militares era una manera de suplir las necesidades de las fuerzas armadas y de recoger de las calles a los menores desvalidos; y como la Companhia, además de instruir y formar a niños negros, también funcionó como institución de "corrección" de individuos considerados "indisciplinados". La instrucción y capacitación en la Companhia, dirigida a la población negra, negros y pardos, fue impuesta por las autoridades, jefes de policía y jueces de huérfanos, se hizo énfazis en una educación con ideales de civilización de estos niños, visando su utilidad para la nación.||O objetivo deste artigo é identificar a presença de sujeitos pretos e pardos na Companhia de Aprendizes Marinheiro do Pará, bem como compreender os diferentes aspectos da instrução ofertada por essa instituição, no período de 1866 a 1888. A questão norteadora foi saber os principais aspectos da instrução ofertada pela Companhia de Aprendizes da Marinha no Pará aos pretos e pardos, tendo em vista identificar a presença destes sujeitos enquanto alunos da Companhia. Para tanto, realizamos uma pesquisa histórico-documental por meio de fontes do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), as quais foram tratadas pelo método indiciário, por meio do qual analisamos informações geralmente imperceptíveis. Observamos como a presença de crianças nas instituições militares era uma maneira de suprir as necessidades das forças armadas e de recolher das ruas os menores desvalidos; e como a Companhia, além de instruir e formar crianças negras, também funcionou como instituição de “correção” de indivíduos considerados “indisciplinados”. A instrução e a formação na Companhia, destinadas à população negra de pretos e pardos, foram impostas pelas autoridades, chefes de polícia e juízes de órfãos, e dava ênfase em uma educação com ideais de civilizar essas crianças, objetivando sua utilidade para a nação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Batista Duarte Madeira, Iza Andrielle | Damasceno, Alberto | Corrêa de Almeida, Karla Nazareth | dos Santos da Silva, Lucas
Data
28 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21624 | 10.5585/eccos.n61.21624
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras; e21624 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
schooling of the black population | history of “paraense” education | imperial period. | escolarización de la población negra | historia de la educación paraense | período imperial. | escolarização da população negra | história da educação paraense | período imperial.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion