-
Continuing education of the management team in the municipal public network of Messias-Alagoas||Formación continua del equipo directivo de la red pública municipal de Messias-Alagoas||A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas
- Voltar
Metadados
Descrição
The complexity of the act of organizing the space in which the formal learning process takes place demands multidimensional perspectives. The objective of the research was to present the experience of the continuing education of the management team, based on listening to the voices of the participants, in the municipal public network of Messias, in the state of Alagoas. The methodology developed was based on a qualitative approach, with the objective of exploratory research. Data collection was carried out through the application of an online questionnaire with 50 (fifty) participants of the managers course in that municipality. The main results showed that the experience of continuing education for managers contributed with reflexive questions to the school organization process, dimensioning actions for collective work, for interpersonal relationships and for the effective work of the school and the community.||La complejidad del acto de organizar el espacio en el que se desarrolla el proceso de aprendizaje formal exige perspectivas multidimensionales. El objetivo de la investigación fue presentar la experiencia de la educación permanente del equipo directivo, a partir de la escucha de las voces de los participantes, en la red pública municipal de Messias, en el estado de Alagoas. La metodología desarrollada se basó en un enfoque cualitativo, con el objetivo de una investigación exploratoria. La recolección de datos se realizó a través de la aplicación de un cuestionario en línea con 50 (cincuenta) participantes del curso de gerentes en ese municipio. Los principales resultados mostraron que la experiencia de formación permanente para directivos contribuyó con preguntas reflexivas al proceso de organización escolar, dimensionando acciones para el trabajo colectivo, para las relaciones interpersonales y para el trabajo efectivo de la escuela y la comunidad.||A complexidade do ato de organizar o espaço no qual o processo formal de aprendizagem acontece demanda olhares multidimensionais. O objetivo da pesquisa foi apresentar a experiência da formação continuada da equipe gestora, a partir da escuta das vozes dos participantes, na rede pública municipal de Messias, no estado de Alagoas. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como objetivo, a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com 50 (cinquenta) participantes do curso de gestores no referido município. Os principais resultados apontaram que a experiência de formação continuada para os gestores contribuiu com questões reflexivas para o processo de organização da escola, dimensionando ações para o trabalho coletivo, para as relações interpessoais e para o efetivo trabalho da escola e da comunidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, Givanildo | Vieira da Silva, Alex | Santos do Nascimento, Fernanda
Data
28 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21641 | 10.5585/eccos.n61.21641
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras; e21641 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
school management | training of managers | public school. | gestión escolar | formación de directivos | escuela pública | gestão escolar | formação de gestores | escola pública.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion