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The “expansion” of workload in the brazilian “new” high school deepens school inequalities in the state of São Paulo||La “ampliación” de la carga horaria en la nueva escuela media brasileña profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo||A “expansão” da carga horária no novo ensino médio aprofunda desigualdades escolares no estado de São Paulo
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Metadados
Descrição
Law no. 13.415/2017 of the “Novo Ensino Médio” [“New High School”] (NEM) established that Brazilian school-systems must offer at least 1,000 hours of annual workload for High School from 2022. The obligation to offer a greater annual workload in public schools particularly impacts night-time students, whose school day is historically shorter than day-time students. São Paulo was the first Brazilian State to implement the NEM at scale and, therefore, it is also the first in which the impacts of the Reform are observed. Based on an objective analysis, encompassing State regulations and data related to the expansion of the workload in the NEM of the São Paulo public school-system in 2022, the article argues that the “expansion” of students’ time at school – one of the great promises of the Brazilian High School Reform since 2016 – deepens school inequalities in the State of São Paulo instead of improving the schooling conditions of students. In practice, the “expansion” via distance education in more than 90% of the classes offered – and using the same educational platform used during the pandemic – produces a new wave of precariousness in the school of working students, continuing to the scheduled scrapping of Night High School that has been observed in the State school-system of São Paulo in the last 15 years. ||Ley n. 13.415/2017 de la “Nueva Escuela Media” brasileña (NEM) estableció que los sistemas educativos deben ofrecer por lo menos 1.000 horas de carga horaria anual para la enseñanza secundaria a partir del año 2022. La obligación de ofrecer una mayor carga horaria anual en la educación media impacta particularmente a los estudiantes de la jornada nocturna, cuyo día escolar es históricamente más corto que el que los estudiantes diurnos. São Paulo fue el primero en el estado de Brasil en implementar el NEM a escala y, por lo tanto, también es el primero en el que se observan los impactos de la reforma. A partir de un análisis objetivo, que abarca normas estaduales y datos relativos a la ampliación de la carga horaria en el NEM de la red pública de enseñanza del estado de São Paulo en 2022, el artículo argumenta que la “ampliación” del tiempo de los alumnos en la escuela – una de las grandes promesas de la reforma de la educación secundaria brasileña desde 2016 – profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo en lugar de mejorar las condiciones de escolarización de los estudiantes. En la práctica, la “ampliación” a través de la educación a distancia en más del 90% de las clases ofrecidas – y utilizando la misma plataforma educativa utilizada durante la pandemia – produce una nueva ola de precariedad en la escuela de los estudiantes trabajadores, continuando con el desguace programado de la escuela secundaria nocturna que se viene observando en la red pública de enseñanza de São Paulo en los últimos 15 años. ||A Lei n. 13.415/2017 do “Novo Ensino Médio” (NEM) estabeleceu que as redes de ensino devem ofertar pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária para o ensino médio a partir do ano de 2022. A obrigatoriedade de ofertar uma carga horária anual maior no ensino médio impacta particularmente os/as estudantes do período noturno, cuja jornada escolar é historicamente mais curta que a do período diurno. São Paulo foi o primeiro do estado do país a implementar o NEM em escala e, assim, também é o primeiro em que se observam os impactos da reforma. A partir de uma análise objetiva, abarcando a regulamentação estadual e dados relativos à expansão da carga horária no NEM da rede estadual paulista em 2022, o artigo argumenta que a “expansão” do tempo dos/as estudantes na escola – uma das grandes promessas da reforma do ensino médio desde 2016 – aprofunda as desigualdades escolares no estado de São Paulo em vez de melhorar as condições de escolarização dos/as estudantes. Na prática, a “expansão” via ensino a distância em mais de 90% das turmas ofertadas – e empregando a mesma plataforma educacional usada durante a pandemia –, produz uma nova onda de precarização da escola dos/as estudantes trabalhadores/as, dando continuidade ao sucateamento programado do ensino médio noturno que vem sendo observado na rede estadual de São Paulo nos últimos 15 anos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cássio, Fernando
Data
8 de novembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23200 | 10.5585/eccos.n62.23200
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 62: Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora; e23200 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Brazilian High School Reform | distance education | educational inequalities | night high school | secondary education | desigualdades educativas | educación a distancia | enseñanza secundaria | escuela media nocturna | Reforma de la Educación Media (Brasil). | desigualdades educacionais | ensino a distância | ensino médio | ensino noturno | Novo Ensino Médio
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion