-
Teacher professional development via narrative maps in the context of the educating city||Desarrollo profesional docente a través de mapas narrativos en el contexto de la ciudad educadora||Desenvolvimento profissional docente via mapas narrativos no contexto da cidade educadora
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study is part of the scope of research that addresses the professional development of teachers, having as one of its axes the permanent training gestational and fed in contexts of the educational city. This is a part of a larger research entitled - Dealing with new spaces: children and adolescents in the appropriation of the architectural complex of CEU Butantã (São Paulo), carried out in the period 2019-2020, by the components of the Group of Studies and Research in Social Pedagogy (GEPESP) together with the teachers of the Unified Educational Center Professor Elizabeth Gaspar Tunala (CEU-Butantã). In this article we aimed to investigate how teachers immersed in the context of the educating city used the methodology of narrative maps to know their children and to enhance their pedagogical work. The theoretical framework was mainly based on the studies and researchof Paulo Freire, Moacir Gadotti, Oliveira-Formosinho and Wiliam Corsaro. It was found that the fact that the CEU Butantã defined itself as the scenario of the educating city, with the primacy of sharing, with the appropriation of the school by its community, with the valorization of the human, with the exchanges of knowledge between the people who inhabit this space, with the incentive to research, discovery and learning, gathered the favorable conditions to fertilize and flourish assertive methodologies, in particular, narrative maps, so important for the training of their teachers.||El presente estudio forma parte del ámbito de investigación que aborda el desarrollo profesional de los docentes, teniendo como uno de sus ejes la formación permanente gestacional y alimentada en contextos de la ciudad educativa. Esta es una parte de una investigación más amplia titulada - Tratar los nuevos espacios: niños y adolescentes en la apropiación del complejo arquitectónico del CEU Butantã (São Paulo), realizada en el período 2019-2020, por los componentes del Grupo de Estudios e Investigación en Pedagogía Social (GEPESP) junto con los profesores del Centro Educativo Unificado Profesor Elizabeth Gaspar Tunala (CEU-Butantã). En este artículo nos propusimos investigar cómo los docentes inmersos en el contexto de la ciudad educadora utilizaron la metodología de los mapas narrativos para conocer a sus hijos y potenciar su labor pedagógica. El marco teórico se basó principalmente en los estudios e investigaciones de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Oliveira-Formosinho y Wiliam Corsaro. Se encontró que el hecho de que el CEU Butantã se definiera como el escenario de la ciudad educadora, con la primacía del compartir, con la apropiación de la escuela por su comunidad, con la valorización de lo humano, con los intercambios de conocimiento entre las personas que habitan este espacio, con el incentivo a la investigación, el descubrimiento y el aprendizaje, reunió las condiciones favorables para fertilizar y florecer metodologías asertivas, en particular, los mapas narrativos, tan importantes para la formación de sus profesores.||O presente estudo insere-se no âmbito das pesquisas que abordam o desenvolvimento profissional docente, tendo como um dos seus eixos a formação permanente gestada e alimentada em contextos da cidade educadora. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior intitulada - Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo), realizada no período de 2019-2020, pelos componentes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPESP) juntamente com as professoras do Centro Educacional Unificado Professora Elizabeth Gaspar Tunala (CEU-Butantã). Neste artigo objetivamos investigar como as professoras imersas no contexto da cidade educadora utilizavam-se da metodologia dos mapas narrativos para conhecer suas crianças e para potencializar o seu trabalho pedagógico. O referencial teórico pautou-se principalmente nos estudos e pesquisas de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Oliveira-Formosinho e Wiliam Corsaro. Constatou-se que o fato de o CEU Butantã definir-se como cenário da cidade educadora, com os primados de compartilhamento, com a apropriação da escola por sua comunidade, com a valorização do humano, com as trocas de saberes entre as pessoas que habitam esse espaço, com o incentivo à pesquisa, à descoberta e ao aprendizado, reunia as condições favoráveis para fecundar e florescer metodologias assertivas, em especial, os mapas narrativos, tão importantes para a formação de seus professores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Tostes Costa da Silva, Márcia | Nicoletti Mizukami, Maria da Graça | Ramos de Andrade, Maria de Fátima
Data
28 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21843 | 10.5585/eccos.n61.21843
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras; e21843 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
CEU Butantã | educational city | teacher professional development | narrative maps. | CEU Butantã | ciudad educativa | desarrollo profesional docente | mapas narrativos. | CEU Butantã | cidade educadora | desenvolvimento profissional docente | mapas narrativos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion