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O processo de escolarização primária no município de Mandaguari-PR (1940 – 1980)||El proceso de escolarización primaria en el municipio de Mandaguari – PR (1940 – 1980)||The process of primary schooling in the municipality of Mandaguari-PR (1940 -1980)
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Metadados
Descrição
Primary schooling is the subject of this article, which aims to reconstruct the history of the processes of institutionalization and expansion of primary schools in urban areas and rural areas of the municipality of Mandaguari-PR, taking the 1940s and 1980. The article is part of the research line history and historiography of education being organized from documentary and iconographic sources characterized by laws and ordinance that authorized the functioning of school institutions. The article asks about the process of institutionalization and expansion of primary schools in the city of Mandaguari-PR. Urban education can be dimensioned in two periods: from the Isolated Lovat school (1937) to the Mandaguari School Group (1946), from the creation of the State Gymnasium of Mandaguari to the School Complex Professora Hilda de Oliveira (1973 to 1988). Rural education (1950 to 1980) embraced about 38 isolated schools, located in the rural area of the city and which were normally built-in wood, had precarious structures, few resources and only one teacher responsible for the school. The reconstitution of primary schooling, in urban and rural areas, allowed the understanding of the process of colonization of northern Paraná and its relationship with the history of the city of Mandaguari, revealing the movement of the history of men and education in that historical period.||La escolarización primaria es tema de este trabajo que tiene como objetivo la reconstrucción histórica de los procesos de institucionalización y expansión de las escuelas de enseñanza primaria en áreas urbana y rural del municipio de Mandaguari - PR, tomando como recorte temporal de 1940 y 1980. Este trabajo está insertado en la línea de investigación Histórica e Historiografía de la Educación y está organizado a partir de fuentes documentales e iconográficas caracterizadas por las leyes y decretos que autorizan el funcionamiento de las instituciones escolares. Este trabajo indaga cómo ocurrió el proceso de institucionalización y expansión de las escuelas de enseñanza primaria en el municipio de Mandaguari - PR. La educación urbana puede ser dimensionada en dos periodos: de la escuela Isolada Lovat (1937) hasta el Grupo Escolar Mandaguari (1946), de la creación del Gimnasio Estadual de Mandaguari al Complejo Escolar Porfessora Hilda de Oliveira (1973 - 1988). La educación rural (1950 - 1980), comprendía cerca de 38 escuelas aisladas, localizada en la zona rural del municipio y que eran, normalmente, construidas de madera, contaban con estructuras precarias, pocos recursos y apenas con un profesor responsable por la escuela. La constitución de la escolarización primaria, en las áreas urbana y rural, permitió la comprensión del proceso de colonización norte-paranaense y su relación con la historia del municipio de Mandaguari, revelando el movimiento de la historia de los hombres y de la educación en aquel periodo histórico.||A escolarização primária é tema deste artigo que tem como objetivo a reconstituição histórica dos processos de institucionalização e expansão das escolas de ensino primário nas áreas urbana e rural do município de Mandaguari-PR, tomando como recorte temporal as décadas de 1940 e 1980. O artigo está inserido na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação sendo organizado a partir de fontes documentais e iconográficas caracterizadas pelas leis e decretos que autorizaram o funcionamento das instituições escolares. O artigo indaga como ocorreu o processo de institucionalização e expansão das escolas de ensino primário no município de Mandaguari-PR. A educação urbana pode ser dimensionada em dois períodos: da escola Isolada Lovat (1937) ao Grupo Escolar Mandaguari (1946), da criação do Ginásio Estadual de Mandaguari ao Complexo Escolar Professora Hilda de Oliveira (1973 a 1988). A educação rural (1950 a 1980) compreendia cerca de 38 escolas isoladas, localizadas na zona rural do município e que eram, normalmente, construídas em madeira, contavam com estruturas precárias, poucos recursos e apenas um professor responsável pela escola. A reconstituição da escolarização primária, nas áreas urbana e rural, permitiu a compreensão do processo de colonização norte-paranaense e sua relação com a história do município de Mandaguari, revelando o movimento da história dos homens e da educação naquele período histórico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Huss, Silvana Rodrigues Malheiro | Machado, Maria Cristina Gomes
Data
16 de novembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11150 | 10.22481/praxisedu.v18i49.11150
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e11150 | Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e11150 | Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e11150 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
educação primária | história da educação | escola rural | educación primaria | historia de la educación | escuela rural | primary education | history of education | rural school
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text