-
O ensino de história no contexto da ditadura civil-militar: narrativas dos professores em Vitória da Conquista-Bahia (1964-1985)||La enseñanza de la historia en el contexto de la dictadura cível-militar: las narrativas de los docentes en Vitória da Conquista – Bahia (1964 – 1985) ||Teaching history in context of civil-military dictorship: teachers’ narratives in Vitoria da Conquista – Bahia (1964- 1985)
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar o ensino de História na rede pública de Vitória da Conquista, Bahia, no período da Ditadura Civil-militar no Brasil, e teve como principal fonte as memórias de professores. O objetivo é compreender como se deu o ensino de História na educação básica, na rede pública de Vitória da Conquista - BA, durante o período ditatorial no Brasil, com base nas memórias de professores. A referida pesquisa se insere no âmbito da História da Educação e do ensino de História, e nas reflexões sobre currículo. As narrativas dos professores foram analisadas visando compreender as relações estabelecidas entre a disciplina ensinada e o contexto de repressão, além de considerar o modo como a memória desse período foi reconstruída pelos professores entrevistados e os significados que atribuíram a essas lembranças. No percurso metodológico lançamos mão da História Oral, como ferramenta de coleta de dados, além da análise documental, como possibilidades para a discussão em torno do currículo da época, da formação docente e da história do ensino de História. A análise das narrativas demonstrou a presença de contradições nas posturas de alguns professores. Ao mesmo tempo que teciam críticas ao livro didático, ao Regime imposto, aos conteúdos doutrinários da história oficial,” por outro lado, reforçavam a necessidade de valores cultivados naquele período, como condutas comportamentais e cívicas.||Este artículo es el resultado de una investigación de maestría que buscó investigar la enseñanza de la Historia en la red pública de Vitória da Conquista-BA, en el período de la Dictadura Cívico-Militar en Brasil, y tuvo como fuente principal las memorias de los profesores. El objetivo es comprender cómo ocurrió la enseñanza de la Historia en la educación básica, en la red pública de Vitória da Conquista-BA, durante el período dictatorial en Brasil, a partir de las memorias de los profesores. Esta investigación se inscribe en el ámbito de la Historia de la Educación y de la enseñanza de la Historia, y en las reflexiones sobre el currículo. Se analizaron las narrativas de los docentes para comprender las relaciones que se establecen entre el sujeto enseñado y el contexto de represión, además de considerar la forma en que la memoria de este período fue reconstruida por los docentes entrevistados y los significados que le atribuían a esas memorias. En el curso metodológico, hicimos uso de la Historia Oral, como herramienta de recolección de datos, además del análisis de documentos, como posibilidades de discusión en torno al currículo de la época, la formación docente y la historia de la enseñanza de la Historia. El análisis de las narrativas mostró la presencia de contradicciones en las posturas de algunos docentes. Al mismo tiempo que criticaban el libro de texto, el régimen impuesto, el contenido doctrinal de la historia oficial”, por otro lado, reforzaban la necesidad de valores cultivados en ese período, como la conducta comportamental y cívica.||This article is the result of a master's research that sought to investigate the teaching of History in the public network of Vitória da Conquista-BA, in the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil, and had as its main source the memories of teachers. The objective is to understand how the teaching of History in basic education took place, in the public network of Vitória da Conquista - BA, during the dictatorial period in Brazil, based on the memories of teachers. This research falls within the scope of the History of Education and the teaching of History, and in the reflections on curriculum. The teachers' narratives were analyzed in order to understand the relationships established between the taught subject and the context of repression, in addition to considering the way in which the memory of this period was reconstructed by the interviewed teachers and the meanings they attributed to these memories. In the methodological course, we made use of Oral History, as a data collection tool, in addition to document analysis, as possibilities for discussion around the curriculum of the time, teacher training and the history of History teaching. The analysis of the narratives showed the presence of contradictions in the postures of some teachers. At the same time that they criticized the textbook, the imposed regime, the doctrinal content of official history, on the other hand, they reinforced the need for values cultivated in that period, such as behavioral and civic conduct.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Vitória Régia Ferreira da | Pina, Maria Cristina Dantas
Data
16 de novembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11352 | 10.22481/praxisedu.v18i49.11352
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e11352 | Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e11352 | Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e11352 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
ensino de história | memória de professores | ditadura civil-militar | enseñanza de la historia | memoria del maestro | dictadura cívico-militar | teaching history | teacher memory | civil-military dictatorship
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text