-
The knowledge and self-care practices of the quilombola community in Laranjal, Mato Grosso||El conocimiento y las prácticas de autocuidado de la comunidad quilombola en Laranjal, Mato Grosso||Os saberes e práticas de autoatenção da comunidade quilombola de Laranjal, Mato Grosso
- Voltar
Metadados
Descrição
This article seeks to present the knowledge and self-care practices of the quilombola community of Laranjal, located in the municipality of Poconé in the state of Mato Grosso. The term self-care can be understood as the set of knowledge and practices that are combined collectively and in articulation with memory and territory, expressing themselves in different ways, including: home remedies, the practice of benignation, the practice of childbirth and protection. Some results will emancipate from the research, for example, as notions of collective memory, territory, knowledge and processes as collective and relational, fundamental in the process of knowledge transmission. The term “quilombo remnant” will be questioned from the question of how the community thinks about this category and how it presents itself not only as a place of collective memory, but as a political place. The methodology used for an ethnographic research. Held between 2015 and 2016 through the Scientific Initiation Program. The ethnographic research was designed inseparably from the conceptual review, the conformation, the experience of the spaces and the textualization of the field diary. The choice of the theme is shown to be essential because it encompasses specific forms of knowledge and agencies, emancipating in response to decolonial studies.||Este artículo busca presentar los conocimientos y prácticas de autocuidado de la comunidad quilombola de Laranjal, ubicada en el municipio de Poconé en el estado de Mato Grosso. El término autocuidado puede entenderse como el conjunto de saberes y prácticas que se constituyen colectivamente y en articulación con la memoria y el territorio, expresándose de diferentes formas, entre ellas: los remedios caseros, la práctica de la benignación, la práctica del parto y la protección. Algunos resultados se emanciparon de la investigación, por ejemplo, las nociones de memoria colectiva, territorio, conocimiento y prácticas como procesos colectivos y relacionales, fundamentales en el proceso de transmisión del conocimiento. El término “remanente de quilombo” será problematizado a partir de la pregunta de cómo la comunidad piensa sobre esta categoría y cómo se presenta no sólo como un lugar de memoria colectiva, sino como un lugar político. La metodología utilizada fue la investigación etnográfica. Realizado entre 2015 y 2016 a través del Programa de Iniciación Científica. La investigación etnográfica se diseñó de manera inseparable a partir de la revisión conceptual, la realización de entrevistas, la vivencia de espacios y la textualización del diario de campo. La elección del tema se muestra esencial porque abarca formas específicas de conocimiento y agencias, emancipando en respuesta a los estudios descoloniales.
||O presente artigo busca apresentar os saberes e práticas de autoatenção da comunidade quilombola de Laranjal, localizada no município de Poconé do estado de Mato Grosso. O termo autoatenção pode ser compreendido como o conjunto de saberes e práticas que se constituem de modo coletivo e em articulação com a memória e o território, expressando-se de diversos modos, dentre eles: os remédios caseiros, a prática da benzeção, a prática do parto e do resguardo. Alguns resultados emanciparam a partir da pesquisa, por exemplo, as noções de memória coletiva, território, saberes e práticas como processos coletivos e relacionais, fundamentais no processo de transmissão do conhecimento. O termo “remanescente de quilombo” foi problematizado a partir da indagação de como a comunidade pensa essa categoria e como ele se apresenta não só como lugar de memória coletiva, mas como lugar político. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica. Realizada entre os anos de 2015 e 2016 por meio do Programa de Iniciação Científica. A pesquisa etnográfica foi traçada inseparadamente da revisão conceitual, da realização de entrevistas, da vivência dos espaços e da textualização do diário de campo. A escolha do tema, mostra-se essencial por abarcar formas específicas de conhecimentos e agências, emancipando como resposta aos estudos decoloniais.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marcelly, Nayara
Data
14 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/12267 | 10.48074/aceno.v8i17.12267
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste
Fonte
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste; v. 8 n. 17 (2021): Maio a Agosto de 2021; 265 - 274 | 2358-5587 | 10.48074/aceno.v8i17
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion