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The Quest for the Unprogrammed Human Being||Em Busca de um Ser Humano Não Programado
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Metadados
Descrição
Stanislavski tells his actors: The Studio is for Life. Meyerhold adds: Theatre is the art of Man. Craig predicts a new actor: Today he impersonates and interprets; tomorrow he must represent and interpret, and on the third day he will create. Grotowski and Barba harness Oriental theatre’s forces into Performer’s epiphany. At last shedding author dependence to create from himself, the new Performer attains artistic autonomy. Also: unlike other artists he creates by means of himself, with no medium. The role of Director posits an interim stage: without the stable, unifying base of the Author’s text Performer’s hard-earned autonomy could degenerate into ego-centred individualism. Action precedes consciousness, neuroscience tells us. Outside his creative act as artist and in it as materia prima, Performer defies limits. He is subjectobject, a quest for the unprogrammed Human Being.||Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craigprevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente suprimindo a dependência do autor para criar a partir de si mesmo, o novo Performer obtém autonomia artística. Além disso: ao contrário de outros artistas, ele cria através de si mesmo, sem o uso de um meio. O papel do Diretor pressupõe uma fase intermediária: sem a base estável e unificadora do texto do Autor a autonomia arduamente adquirida pelo Performer poderia degenerar-se em individualismo centrado no ego. Segundo a neurociência, a ação precede a consciência. Fora de seu ato criativo como artista e dentro dele como matéria-prima, o Performer desafia limites. Ele é um sujeito-objeto, uma busca pelo Ser Humano não programado.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Schranz (Universidade de Malta – Msida, Malta), John
Data
16 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 4 No. 2 (2014): maio/ago. 2014; 263-294 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No. 2 (2014): maio/ago. 2014; 263-294 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No 2 (2014): maio/ago. 2014; 263-294 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 4 n. 2 (2014): maio/ago. 2014; 263-294 | 2237-2660
Assuntos
Human | Pedagogy | Creativity | Performer | Consciousness | Humano | Pedagogia | Criatividade | Performer | Consciência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion