-
The Actor’s Second Nature – Stanislavski and William James||La Seconde Nature de l’Acteur – Stanislavski et William James||A Segunda Natureza do Ator – Stanislavski e William James
- Voltar
Metadados
Descrição
This article considers the origins of Stanislavski’s system and his insistence that the actor’s skills, like the musician’s, must be honed through daily exercises. Such practice must become the actor’s second nature, as Stanislavski terms it. It also compares what Stanislavski has to say about the skills acquisition with the psychologist William James’ discussion of the role of habit in learning. This raises some problems in theorizing the system today, as it was rooted in the science of more than a century ago, when much less was known aboutthe mechanisms of memory and learning.||Cet article se penche sur les origines du système de Stanislavski et, plus particulièrement, sur la récurrence de l’idée que les habilités de l’acteur, comme celles du musicien, doivent être entretenues grâce à des exercices journaliers. Cette pratique doit devenir une seconde nature pour l’acteur, selon Stanislavski. Le discours de Stanislavski sur l’acquisition de ces nouvelles habilités est mis en rapport ici avec la réflexion sur le rôle de ’accoutumance dans l’apprentissage développée par le psychologue William James. Cela soulève en effet quelques problèmes dans la théorisation du système aujourd’hui, puisque ce dernier est enraciné dans une science qui date de plus d’un siècle, lorsque l’on ne savait que très peu sur les mécanismes de la mémoire et de l’apprentissage.||Este artigo considera as origens do sistema de Stanislavski e a sua insistência na ideia de que as habilidades do ator, assim como as do músico, devam ser afinadas por intermédio de exercícios diários. Tal prática precisa se tornar a segunda natureza do ator nos termos de Stanislavski. Compara-se aqui o que Stanislavski tem a dizer sobre a aquisição dessas habilidades com a discussão sobre o papel do hábito na aprendizagem do psicólogo William James. Isso levanta alguns problemas na teorização do sistema hoje, uma vez que o mesmo está radicado na ciência de mais de um século atrás, quando muito menos se sabia sobre os mecanismos da memória e da aprendizagem.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Whyman (University of Birmingham – Birmingham, Reino Unido), Rose
Data
16 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 4 No. 2 (2014): maio/ago. 2014; 295-312 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No. 2 (2014): maio/ago. 2014; 295-312 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 4 No 2 (2014): maio/ago. 2014; 295-312 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 4 n. 2 (2014): maio/ago. 2014; 295-312 | 2237-2660
Assuntos
Stanislavski | James | Second Nature | Theatre | Actor | Stanislavski | James | Segunda Natureza | Teatro | Ator | Stanislavski | James | Seconde Nature | Théâtre | Acteur
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion