-
Intentional Artificiality: a principle to reposition the body||L’Artificialité Intentionnelle: un principe pour repositionner le corps||Artificialidade intencional: um princípio para reposicionar o corpo
- Voltar
Metadados
Descrição
The article develops a reflection on Edward Gordon Craig’s principle of intentional artificiality in order to move the body in the teacher training. The Foucauldian notions of docile body, utopian body and heterotopia are put in operation in laterality with Craigian proposals of the Über-marionnette and the Scene Project, in order to think the puppet's artificial body in relation to the organic body of the Pedagogy undergraduates. It is concluded that there are two coexisting and conflicting ways that operate in the subjectivation processes, one related to the disciplinary order and another that sets the body on for creation.||L’article développe un exercice de réflexion sur le principe de l’artificialité intentionnelle du travail d’Edward Gordon Craig afin de déplacer le corps dans la formation des enseignants. Les notions foucaltiennes de corps docile, de corps utopique et d’hétérotopie sont mises en œuvre en latéralité avec les propositions craiguianes du Über-marionnette et du Projet Scène pour penser le corps artificiel de la marionnette par rapport au corps organique des étudiants en pédagogie. On en conclut qu’il existe deux manières coexistantes et contradictoires de fonctionner dans les processus de subjectivation, l’une liée à l’ordre disciplinaire et l’autre qui déclenche le corps pour la création.||O artigo desenvolve um exercício de pensamento sobre o princípio da artificialidade intencional depreendido da obra de Edward Gordon Craig com o objetivo de fazer mover o corpo na formação docente. As noções foucaultianas de corpo dócil, corpo utópico e heterotopia são postas em operação em lateralidade com as propostas craiguianas da Übermarionnette e do Projeto Scene, com intuito de pensar o corpo artificial da marionete em relação ao corpo orgânico das estudantes de Pedagogia. Conclui-se que há duas vias coexistentes e conflitivas que operam nos processos de subjetivação, uma relacionada à ordem disciplinar e outra que aciona o corpo para a criação.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Della Costa, Rossana
Data
27 de setembro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 2 (2019): Apr./Jun. 2019; 1- 26 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 2 (2019): Abr./Jun. 2019; 1- 26 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 2 (2019): Avr./Jun. 2019; 1- 26 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 2 (2019): Abr./Jun. 2019; 1- 26 | 2237-2660
Assuntos
Artificialidade Intencional | Edward Gordon Craig | Formação Docente | Teatro de Formas Animadas | Michel Foucault | Formação docente e teatro de formas animadas | Artificialité Intentionnelle | Edward Gordon Craig | Formation d’Enseignants Théâtre de Formes Animées | Michel Foucault | Intentional Artificiality | Edward Gordon Craig | Teacher Training | Theater of Animated Forms | Michel Foucault
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion