-
HEALTH GEOGRAPHY AND EDUCATION: INTERDISCIPLINARY ANALYSIS OF THE ORGANIZATION OF HEALTH TERRITORIES PROMOTED BY THE SUS||GEOGRAFÍA DE LA SALUD Y LA EDUCACIÓN: ANÁLISIS INTERDISCIPLINARIO DE LA ORGANIZACIÓN DE LOS TERRITORIOS DE SALUD PROMOVIDOS POR EL SUS||GEOGRAFIA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO: ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DA ORGANIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS SANITÁRIOS PROMOVIDOS PELO SUS
- Voltar
Metadados
Descrição
The subject of this paper lies at the intersection between Geography, Health and Education. It discusses the importance of Health Geography and how it is related to health practices and the educational field. More specifically, it addresses the concept of territory in health, as a dimension that needs to be better understood by managers, users and professionals of the Brazilian national health system – the Unified Health System (SUS). The study is based on the principles of narrative literature review, based on a literature review and critical-reflective analysis of the topic. It is argued that knowledge related to space, health conditions and educational practices, if properly articulated, is an important tool for strengthening national health indices. We therefore emphasize the need for knowledge of territorial dynamics, so that health planning does not impose itself on the territorialities in which it is inserted. Education in health makes a significant contribution to this scenario.||En este artículo, operamos en la intersección entre las áreas de Geografía, Salud y Educación. El objetivo es discutir la importancia de la Geografía de la Salud y su relación con las prácticas de salud y el campo educativo. Más específicamente, se trata del concepto de territorio en salud, como una dimensión que necesita ser comprendida por los gestores, usuarios y profesionales del Sistema Único de Salud (SUS). El estudio se fundamenta en los principios de la revisión literaria narrativa, a partir de la revisión bibliográfica y el análisis crítico-reflexivo sobre el tema. Se argumenta que los conocimientos relacionados con el espacio, las condiciones sanitarias y las prácticas educativas, de forma articulada, son herramientas relevantes para el fortalecimiento de los índices sanitarios nacionales. Destacamos la necesidad del conocimiento sobre las dinámicas territoriales para que la planificación en salud no se imponga a las territorialidades en las que se inserta. Así, la Educación para la Salud contribuye significativamente a ello.||Neste artigo, opera-se na intersecção entre as áreas da Geografia, da Saúde e da Educação. O objetivo é discutir a importância da Geografia da Saúde e sua relação com os as práticas sanitárias e o campo educacional. Mais detidamente, trata-se do conceito de território em saúde, enquanto uma dimensão que precisa ser compreendida por gestores, usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo se baseia nos princípios da revisão narrativa de literatura, a partir de revisão bibliográfica e análise crítica-reflexiva sobre o tema. Argumenta-se que os saberes relacionados ao espaço, às condições sanitárias e às práticas educacionais, de modo articulado, são ferramentas relevantes para o fortalecimento dos índices sanitários nacionais. Ressalta-se a necessidade de conhecimento acerca das dinâmicas territoriais para que o planejamento em saúde não se imponha sobre as territorialidades em que se insere. Assim, a Educação em Saúde colabora de forma significativa para tanto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Darsie, Camilo | Souza, Matheus Santos de
Data
13 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18952 | 10.14210/contrapontos.v22n2.p108-125
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 22 No. 2 (2022): Demanda Contínua; 108-125 | Revista Contrapontos; v. 22 n. 2 (2022): Demanda Contínua; 108-125 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion