-
OJUOBÁ’S EYES: TEACHING EXPERIENCES FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN ELEMENTARY EDUCATION||LOS OJOS DE OJUOBÁ: EXPERIENCIAS DOCENTES PARA LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN EDUCACIÓN PRIMARIA||Os OLHOS DE OJUOBÁ: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the perceptions of teachers regarding the pedagogical practices embedded in Education for Ethnic-Racial Ethnic Relations, capable of producing dynamics and revealing meanings for anti-racist Education. This discussion permeates the construction of the ethno-racial identity of the adult person, the choices of knowledge and knowledge of African Motrizes in pedagogical practices and the processes that contribute to teacher training in the context of education for ethnic-racial relations in the school environment. Basic Education - from the Ojuobá perspective, listening to the subjects of the experience, analyzing the constituted perceptions through narrative interviews. The research cutout is elementary education, articulated to the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships – PIBID. As a partial result, it is pointed out that the formation of the teacher is involved in the ethnic-racial identity itself, in the articulation of knowledge necessary for the pedagogical practices, intentionally elaborated for the Education of Ethnic-racial Relations. The experiences analyzed allow us to perceive the training potential for necessary and possible practices in combating institutional racism that permeates schools.
||Este artículo discute las percepciones de los docentes sobre las prácticas pedagógicas incrustadas en la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales Étnicas, capaces de producir dinámicas y revelar significados para la Educación antirracista. Esta discusión impregna la construcción de la identidad étnico-racial de la persona adulta, las elecciones de saberes y saberes de los motrices africanos en las prácticas pedagógicas y los procesos que contribuyen a la formación docente en el contexto de la educación para las relaciones étnico-raciales en el ámbito escolar. Educación básica - desde la perspectiva de Ojuobá, escuchando a los sujetos de la experiencia, analizando las percepciones constituidas a través de entrevistas narrativas. El recorte de investigación es la educación básica, articulado al Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente - PIBID. Como resultado parcial, se señala que la formación del docente está involucrada en la propia identidad étnico-racial, en la articulación de saberes necesarios para las prácticas pedagógicas, elaboradas intencionalmente para la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Las experiencias analizadas permiten percibir el potencial formativo de prácticas necesarias y posibles en el combate al racismo institucional que permea las escuelas.
||O presente artigo discorre sobre percepções de professoras quanto as práticas pedagógicas imbricadas na Educação para as Relações Étnico-Raciais emancipatórias, capazes de produzir dinâmicas e revelar sentidos para a Educação antirracista. Essa discussão perpassa pela construção da identidade étnico-racial da pessoa adulta, as escolhas dos conhecimentos e dos saberes de Motrizes Africanas nas práticas pedagógicas e os processos que contribuem com formação dos professores no contexto da educação para as relações étnico-raciais no âmbito escolar da Educação Básica - a partir da perspectiva Ojuobá, ouvindo os sujeitos da experiência, analisando por meio das entrevistas narrativas, as percepções constituídas. O recorte da pesquisa é o ensino fundamental, articulados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Como resultado parcial, aponta-se a formação do professor está implicada a da própria identidade étnico-racial, na articulação de conhecimentos necessários às práticas pedagógicas, intencionalmente elaboradas para a Educação das Relações Étnico-raciais. As experiências analisadas nos permitem perceber as potencialidades formativas para práticas necessárias e possíveis no combate ao racismo institucional que permeia nas escolas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cavalheiro, Adilene | Pinheiro, Rosa Aparecida
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/564 | 10.22476/revcted.v8.id564
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 2 (2022): Modos de Narrar a Vida; 1-19 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion