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infância e alteridade: experiência e criação na relação entre crianças e adultos||childhood and alterity: experience and creation in the relationship between children and adults||infancia y alteridad: experiencia y creación en la relación entre niños y adultos
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Metadados
Descrição
O objetivo desse trabalho é dar visibilidade e refletir sobre as manifestações das crianças na perspectiva da alteridade, confrontando um olhar que, na concepção moderna, tem afirmado a infância na perspectiva da falta e negatividade. Desse modo, as experiências empíricas são destacadas, especialmente, nas relações das autoras com as crianças como pesquisadoras (em uma pesquisa de doutoramento) e como docentes na educação infantil. A pesquisa de doutorado se deu com dois grupos de crianças entre quatro a seis anos de idade, em espaços de educação infantil em dois contextos distintos e desiguais socialmente: um grupo de crianças moradoras em uma favela e outro de classe média/alta. Os registros foram produzidos a partir da interação com as crianças em situações de brincadeira, entrevistas individuas e coletivas, fotografias e trocas de fotografias. Na interlocução com a Filosofia, a Sociologia da Infância e a Geografia da Infância, buscamos refletir sobre como as crianças significam suas experiências e como anunciam novas possibilidades de se relacionar com a cultura escolar. A brincadeira é trazida como experiência que as une como grupo social, independente das condições desiguais que os contextos oferecem, pela qual é possível criar rotas de fuga, transver os limites institucionais, exercer a alteridade e produzir alegria. As expressões de alteridade das crianças ainda podem ser percebidas nas formas genuínas com que exercem suas relações com os espaços e tempos. Assim, os espaços se convertem em lugares e territórios de infância, a partir dos sentidos atribuídos que interrogam os convencionalmente instituídos pelos adultos; o tempo é vivido pelas crianças na perspectiva da experiência e da reiteração, o que confronta o tempo cronológico, linear, das rotinas rígidas e padronizadas. Enfim, olhar a infância a partir da perspectiva da alteridade, nos provoca a pensar e produzir outros modos de relação entre adultos-crianças, para além de uma perspectiva colonizadora e tutelar, mas como abertura e reinvenção. ||The objective of this paper is to make visible and reflect upon the lives and experience of children from the perspective of alterity, Contesting a traditional gaze that understands childhood from the perspective of lack and negativity. The researchers–a doctoral researcher and an early childhood educator– conducted the study with two groups of children aged between four and six years old, in early childhood educational spaces in two distinct and socially unequal contexts: a group of children living in a favela and a middle/upper class group. Data was produced from observing the interactions of children in play situations, and from individual and collective interviews, photographs and photo exchanges. The researchers sought, through the theoretical lenses of philosophy, sociology, and geography of childhood, to reflect on how children signify their experiences and how they announce new possibilities of relating to school culture. Play is identified as an experience that unites them as a social group, regardless of the unequal conditions in which they live, and through which it is possible to create escape routes, transcend institutional limits, exercise otherness, and produce joyful interaction. Through the ways in which they exercise their relationships with with the world through play, spaces become places and territories of childhood, expressing assigned meanings that interrogate those conventionally instituted by adults; and time is lived by children from the perspective of experience and reiteration, which confronts the chronological, linear time of rigid and standardized routines. Finally, looking at childhood from the perspective of alterity provokes us to think and produce other modes of relationship between adults and children, beyond a colonizing and tutelary perspective, as an opening and reinvention.||El objetivo de este trabajo es dar visibilidad y reflexionar sobre las manifestaciones de niños y niñas desde la perspectiva de la alteridad, enfrentándose a una visión que, en la concepción moderna, ha afirmado la infancia desde la perspectiva de la carencia y la negatividad. De este modo, se destacan, especialmente, las experiencias empíricas en las relaciones de las autoras con los niños y niñas como investigadores (en una investigación doctoral) y como docentes en la educación infantil. La investigación del doctorado se llevó a cabo con dos grupos de niños y niñas de entre cuatro y seis años, en espacios de educación infantil en dos contextos distintos y socialmente desiguales: un grupo de niños y niñas viviendo en una favela y otro de clase media/alta. Los registros se produjeron a partir de la interacción con las niñas y niños en situaciones de juego, entrevistas individuales y colectivas, fotografías e intercambios de fotografías. En la interlocución con la Filosofía, la Sociología de la Infancia y la Geografía de la Infancia, intentamos reflexionar sobre cómo niños y niñas significan sus experiencias y cómo anuncian nuevas posibilidades de relacionarse con la cultura escolar. El juego es traído como experiencia que los une como grupo social, independiente de las condiciones desiguales que ofrecen los contextos, a través de la cual es posible crear rutas de fuga, cruzar los límites institucionales, ejercer la alteridad y producir alegría. Las expresiones de alteridad de niñas y niños además pueden percibirse en las formas genuinas en que ejercen sus relaciones con los espacios y los tiempos. Así, los espacios se convierten en lugares y territorios de infancia, a partir de los significados asignados que cuestionan los convencionalmente establecidos por las y los adultos; el tiempo es vivido por niños y niñas desde la perspectiva de la experiencia y la reiteración, lo que confronta al tiempo cronológico, lineal, de las rutinas rígidas y estandarizadas. Finalmente, mirar la infancia desde la perspectiva de la alteridad, nos provoca a pensar y producir otras formas de relación entre adultos-niños, más allá de una perspectiva colonizadora y tutelar, sino como apertura y reinvención.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
arenhart, deise | guimarães, daniela de oliveira
Data
23 de outubro de 2022
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/67716 | 10.12957/childphilo.2022.67716
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 DEISE ARENHART, DANIELA DE OLIVEIRA GUIMARÃES
Fonte
childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 20 | childhood & philosophy; v. 18 (2022); 01 - 20 | childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 20 | 1984-5987
Assuntos
infancia | alteridad | expresiones infantiles. | childhood | alterity | childish expressions. | Infância | alteridade | expressões infantis
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion