-
CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
- Voltar
Metadados
Descrição
This research investigates the work of Brazilian black women
filmmakers, eyeing at their aesthetics, methodologies and ways to make
their achievements and distributions viable. The crossing between women,
black and artists points out black women filmmakers as central to this
dissertation, in view of an afrocentric methodology, and an oppositional
gaze to find these women who were previously invisible by the history of
National Cinema. The objective is to add this work to the projects of
counter-hegemonic narratives that cultural movements of black origin
develop under the influence of Brazilian black movements, going against
the stereotypes of the black people, and encouraging the empowerment of
new black women artists through the representativeness that these black
women has in the history of Brazilian Black Cinema. The
theoretical-methodological process of the research finds reference in
authors such as Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição
Evaristo, Grada Kilomba and Janaína Oliveira. In the same way, it
establishes a relationship with the meaning of curator (cure - pain),
reflected in my productions as a writer (living) - experiences, in the search
for dialogue with the productions of the reference artists in the investigation,
contributing to my own empowerment as an artist and, with the academic
community in the discussion about black representativeness in the
production in Art.||Sem bolsa||A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras,
olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas
realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista
aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma
metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes
invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este
trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que
movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos
movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação
dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através
da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas
Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra
referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale,
Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma,
estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas
produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as
produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o
meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade
acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em
Arte.
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/5206612386075236 | http://lattes.cnpq.br/3858201697400054 | Chaves, Larissa Patron
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rody, Bárbara Cezano
Data
2021-11-05T01:03:15Z | 2021-11-03 | 2021-11-05T01:03:15Z | 2021-02-04
Formato
Identificador
RODY, Bárbara Cezano. CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. 133f. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Cinema negro | Cineastas negras brasileiras | Representatividade | Empoderamento | Black cinema | Brazilian black women filmmakers | Representativeness | Empowerment | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis