-
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação.||[Poetic RevisitAtions] Appropriate, Citation, Recontextualize: procedures of an experimenting artist.
- Voltar
Metadados
Descrição
This dissertation seeks to establish a reflection on two proposals developed during the
Master's course in Visual Arts at UFPEL, the first a series of four works entitled Visits,
and the second a proposal entitled Mini Curatorial Kit for an expographic project in the
urban environment. The creative processes of these proposals, the use of self-image
and appropriate and cited images from other artists were analyzed, as well as
procedures of citationism, appropriation, participation and other artistic practices that
emerge from the two different works. In this way, the text embraces the concept of
revisitation, which concentrates an intersectional point of these productions and from
which it encompasses the cited procedures and the unfolding of these processes that
culminate in the recontextualization of images and also reverberate as a power in the
recontextualization of the look on things, of the poetic and sensitive look at the public
space and the relationship of the other with the proposals shown here. Added to this,
irony as a point that brings together the different poetic forms - drawing, serigraphy,
multiple, participatory curatorship proposal - is pointed out as a convergence, in an
attempt to reflect on these various biases of the works presented. As a theoretical
basis, it finds support in Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel
Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles
Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz and others. As artistic references we have the
contribution of Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo
and Ricardo Basbaum. Thus, the present text is a reflection on the position of an artist
in formation and on the process of experimenting, relating and acting in the artistic
activity, around the various possibilities that the medium can provide, through the
poetic vision of an artist who inhabits the southern region of Brazil.||Sem bolsa||Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente a duas propostas
desenvolvidas durante o curso de mestrado em Artes Visuais da UFPEL, a primeira
uma série de quatro trabalhos intitulada Visitas, e a segunda uma proposta intitulada
Mini Kit Curatorial para projeto expográfico no ambiente urbano. Foram analisados os
processos criativos destas propostas, o uso da autoimagem e de imagens apropriadas
e citadas de outros artistas, bem como abordados procedimentos de citacionismo,
apropriação, participação e outras práticas artísticas que emergem dos dois diferentes
trabalhos. Deste modo, o texto abarca o conceito de revisitação, que concentra um
ponto interseccional destas produções e do qual engloba os procedimentos citados e
os desdobramentos destes processos que culminam na recontextualização das
imagens e reverberam também como potência na recontextualização do olhar sobre
as coisas, do olhar poético e sensível sobre o espaço público e da relação do outro
com as propostas aqui exibidas. Somado a isto, aponta-se como convergência além
dos procedimentos mencionados, a ironia como ponto que aproxima as diferentes
formas poéticas - desenho, serigrafia, múltiplo, proposta de curadoria participativa -
na tentativa de refletir sobre estes diversos vieses dos trabalhos apresentados. Como
base teórica encontra apoio em Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel
Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles
Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz e outros. Como referências artísticas temos o
aporte de Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo e
Ricardo Basbaum. Assim, o presente texto é uma reflexão sobre a própria posição de
artista em formação e sobre o processo de experimentar, se relacionar e atuar na
atividade artística, em torno das várias possibilidades que o meio pode proporcionar,
pela visão poética de um artista que habita a região sul do Brasil.
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/0612620119530565 | http://lattes.cnpq.br/4833048616847907 | Senna, Nádia da Cruz | http://lattes.cnpq.br/6259571036663263 | Monsell, Alice Jean
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pinto, Thiago Ligabue
Data
2022-06-22T15:01:55Z | 2022-06-15 | 2022-06-22T15:01:55Z | 2022-03-15
Formato
Identificador
PINTO, Thiago Ligabue. [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. 2022. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8492
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Citação | Visita | Apropriação | Participação | Revisitação | Citation | Visit | Appropriation | Participation | Revisitation | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis