-
Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Corrêa, Francini Percinoto Poliseli | Denardi, Didiê Ana Ceni
Data
2 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069 | 10.30612/raido.v17i44.17069
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 166-189 | 1984-4018
Assuntos
Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | artículo revisado por pares | peer-reviewed article | artigo avaliado pelos pares