Descrição
Tendo em vista que um dos grandes problemas na formação crítica dos estudantes nas escolas brasileiras, em relação às aulas de língua portuguesa, pode estar atrelado ao ensino de uma língua estática e voltada para si mesma, pesquisa-se sobre a prática de análise linguística como um instrumento de ensino reflexivo, que visa formar o estudante para atuar no meio em que vive. Aqui, o texto é tomado como principal unidade de ensino, uma vez que para expressar-se, o indivíduo precisa ser capaz de construir textos. Assim, tendo em vista o contexto comunicacional situado nos gêneros textuais, este estudo analisará produções de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, visando investigar os conhecimentos linguísticos de cada aluno, e como eles podem guiar o professor na elaboração de aulas voltadas às necessidades de sua classe. Além disso, ponderou-se acerca do ensino reflexivo e da educação libertadora, baseados nos pressupostos defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum Curricular, documentos que regeram/regem os currículos das escolas brasileiras. Com isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como principal objetivo metodológico a pesquisa exploratória atrelada à pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa respalda-se em autores como Antunes (2003; 2009), Azeredo (2018), Geraldi (1997), Travaglia (2009), Mendonça (2006), Acosta Pereira (2016), Polato; Menegassi (2021). Diante disso, verificou-se que a prática de análise linguística torna o ensino de língua portuguesa relevante e funcional, além de auxiliar o educador a situar sua prática educativa.