-
REAL ESTATE TAXATION AND THE RIGHT TO THE CITY:: Reflections on the potential for recapturing urban capital gains in Natal-RN||TRIBUTACIÓN INMOBILIARIA Y DERECHO A LA CIUDAD:: Reflexiones sobre el potencial de recuperación del valor agregado urbano en Natal-RN||TRIBUTAÇÃO IMOBILIÁRIA E DIREITO À CIDADE:: Reflexões sobre a potencialidade de recaptura de mais-valias urbanas em Natal-RN
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyzes real estate taxation in Natal-RN based on IPTU and ITBI, taxes recognized for their potential to recapture urban capital gains. The municipality analyzed has a marked real estate dynamic, but still lacks urban planning that connects municipal taxation and allows for a more equal distribution of bonuses from this collection. In this sense, a reflection is made on the ability to raise funds for urban development in the context of an agenda of ultraliberal inflection in the country, which has a direct impact on cities, historically dependent on resources from other federative entities to implement urban infrastructure. In view of this, the municipal legislation of these two taxes is analyzed, the revenues from both and the municipality's expenses with urban development and, finally, the distribution of the IPTU and ITBI collection in the neighborhoods, distributed in the four administrative regions of the municipality, as well as by different typologies. From the analysis of the data, it is questioned how these taxes, understood here as urban and tributary instruments, can still be used in favor of the financing of the cities, for the realization of the social function of the property and, in a broad perspective, in the guarantee of the right to city to the population.||Este artículo analiza la tributación inmobiliaria en Natal-RN con base en el IPTU y el ITBI, impuestos reconocidos por su potencial de recuperación de plusvalías urbanas. El municipio analizado tiene una fuerte dinámica inmobiliaria, pero aún carece de una planificación urbanística que conecte con la fiscalidad municipal y permita un reparto más equitativo de las bonificaciones de esta recaudación. En este sentido, se reflexiona sobre la capacidad de captar recursos para el desarrollo urbano en el contexto de una agenda de inflexión ultraliberal en el país, que repercute directamente en las ciudades, históricamente dependientes de recursos de otras entidades federativas para implementar infraestructura urbana. . Ante esto, se analiza la legislación municipal de estos dos impuestos, los ingresos que surgen de ambos y los gastos del municipio con el desarrollo urbano y, finalmente, la distribución de la recaudación del IPTU e ITBI en los barrios, distribuidos en las cuatro regiones administrativas de la municipio., así como por diferentes tipologías. A partir del análisis de los datos, surge la pregunta de cómo estos impuestos, entendidos aquí como instrumentos fiscales y de planificación urbana, pueden seguir utilizándose para financiar las ciudades, realizar la función social de la propiedad y, en una perspectiva más amplia, garantizar el derecho a la propiedad. ciudad a la población.||Este artigo analisa a tributação imobiliária em Natal-RN a partir do IPTU e do ITBI, impostos reconhecidos pelo potencial de recaptura de mais-valias urbanas. O município analisado possui uma dinâmica imobiliária acentuada, mas ainda carece de um planejamento urbano que se conecte a tributação municipal e possibilite a distribuição mais igualitária dos bônus dessa arrecadação. Nesse sentido, é feita uma reflexão sobre a capacidade de captar recursos para o desenvolvimento urbano no contexto de uma agenda de inflexão ultraliberal no país, que repercute diretamente nas cidades, historicamente dependentes de recursos dos demais entes federativos para implementar infraestrutura urbana. Diante disso, analisa-se a legislação municipal desses dois impostos, as receitas provenientes de ambos e as despesas do município com desenvolvimento urbano e, por fim, a distribuição da arrecadação do IPTU e do ITBI nos bairros, distribuídos nas quatro regiões administrativas do município, bem como por tipologias distintas. A partir das análises dos dados questiona-se como esses impostos, aqui compreendidos enquanto instrumentos urbanísticos e tributários ainda podem ser utilizados em prol do financiamento das cidades, para a efetivação da função social da propriedade e, numa perspectiva ampliada, na garantia do direito à cidade à população.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carvalho Guimarães Leôncio, Érica Milena | Ferreira Cardoso da Silva, Alexsandro
Data
13 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista Cronos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Cronos; Vol. 23 No. 2 (2022): DOSSIER URBAN REFORM AND RIGHT TO THE CITY; 73-99 | Revista Cronos; Vol. 23 Núm. 2 (2022): DOSSIÊ REFORMA URBANA E DIREITO À CIDADE; 73-99 | Revista Cronos; v. 23 n. 2 (2022): DOSSIÊ REFORMA URBANA E DIREITO À CIDADE; 73-99 | 1982-5560 | 1518-0689 | 10.21680/1982-5560.2022v23n2
Assuntos
Real Estate Taxation | Recapture of urban assets | Right to the city | Right to the City | Real Estate Taxation | Urban Law | Tributação Imobiliária | Recaptura de mais-valias urbanas | Direito à cidade | Tributação Imobiliária | Direito Urbanístico | Direito à Cidade | Derecho a la Ciudad | Fiscalidad Inmobiliaria | Recuperación del valor añadido urbano | Derecho Urbanístico | Fiscalidad Inmobiliaria | Derecho a la Ciudad
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto | Texto | Texto