-
Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência ||Travestis y transgénero en universidades públicas: reflexiones acerca del acceso y la permanencia ||Transvestites and transsexuals in public universities: reflections on access and permanence
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudio problematiza y discute el acceso y la permanencia del público travesti y transexual en la Universidad. A partir de esta investigación bibliográfica, se realizan reflexiones desde una perspectiva decolonial sobre las dificultades y exclusiones que enfrenta esta población, así como la necesidad contrahegemónica de implementar acciones afirmativas mediante políticas públicas para la democratización del derecho humano y social a la educación, negada a esta población por la modernidad-colonialidad. En el país que más excluye y mata a travestis y transexuales del mundo, hay un abismo cultural, económico y social entre estos grupos y la Educación Superior, por lo que es urgente que el Estado brasileño asegure el acceso y la permanencia de esta población marginada en la universidad pública.||This study problematizes and discusses the access and permanence of the transvestite and transsexual public to Higher Education. From bibliographical research, it is made reflections from a decolonial perspective about the difficulties and exclusions faced by this population, as well as the counter-hegemonic need to implement affirmative actions through public policies for the democratization of the human and social right to education, denied to this population by modernity-coloniality. In the country that most excludes and kills transvestites and transsexuals in the world, we can see that there is a cultural, economic, and social abyss between these groups and Higher Education, so it is urgent that the Brazilian State guarantees access and permanence of this marginalized population in Public Universities.||Este estudo problematiza e discute o acesso e a permanência do público travesti e transexual ao Ensino Superior. A partir de uma pesquisa bibliográfica, são realizadas reflexões por uma perspectiva decolonial acerca das dificuldades e exclusões enfrentadas por essa população, bem como, a necessidade contra hegemônica de implementação de ações afirmativas por políticas públicas para a democratização do direito humano e social da educação, negados a essa população pela modernidade-colonialidade. No país que mais exclui e mata travestis e transexuais no mundo, conferimos que há um abismo cultural, econômico e social entre esses grupos e o Ensino Superior, de forma que é urgente que o Estado Brasileiro garanta o acesso e a permanência dessa população marginalizada na Universidade Pública.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Borges, Isis Valentina Inácio | Bueno, José Lucas Pedreira
Data
3 de fevereiro de 2023
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12044 | 10.22481/praxisedu.v19i50.12044
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12044 | Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12044 | Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12044 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
acesso e permanência | universidade pública | educação intercultural crítica e decolonial | direitos humanos | travestis e transexuais | acceso y permanencia | universidad pública | educación intercultural crítica y decolonial | derechos humanos | travestis y transexuales | access and permanence | public university | critical and decolonial intercultural education | human rights | transvestites and transsexuals
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text