-
Eight Times Contemporary Indigenous Art – 8 x AIC||Huit fois l’art autochtone contemporain – 8 x AIC||Oito Vezes Arte Indígena Contemporânea – 8 x AIC
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on the concept of Contemporary Indigenous Art – AIC – enunciated by Jaider Esbell (2016, 2018a; 2018b), we present a brief collection involving eleven works by eight artists: Arissana Pataxó, Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Ibã Huni Kuin (MAHKU Collective), Jaider Esbell, Joseca Yanomami and Mário Flores Taurepang. Where a singular aesthetic is enunciated, a logic of the Amerindian sensation, images that bravely resisted colonization. Ancestral images that tell us about one in a little while. The essay seeks to expose an initial landscape of Contemporary Indigenous Art, a movement that is in full swing. The theoretical framework used comes from Amerindian thought and the philosophy of difference.||Sur la base du concept d'art indigène contemporain - AIC - énoncé par Jaider Esbell (2016, 2018a ; 2018b), nous présentons une brève collection comprenant onze œuvres de huit artistes : Arissana Pataxó, Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Ibã Huni Kuin (Collectif MAHKU), Jaider Esbell, Joseca Yanomami et Mário Flores Taurepang. Où s'énonce une esthétique singulière, une logique de la sensation amérindienne, des images qui ont vaillamment résisté à la colonisation. Des images ancestrales qui nous parlent d'un moment à l'autre. L'essai cherche à exposer un paysage initial de l'art indigène contemporain, un mouvement qui bat son plein. Le cadre théorique utilisé est issu de la pensée amérindienne et de la philosophie de la différence.||A partir do conceito de Arte Indígena Contemporânea – AIC – enunciado por Jaider Esbell (2016, 2018a; 2018b) apresentamos uma breve coleção envolvendo onze trabalhos de oito artistas: Arissana Pataxó, Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Ibã Huni Kuin (Coletivo MAHKU), Jaider Esbell, Joseca Yanomami e Mário Flores Taurepang. Onde se enuncia uma estética singular, uma lógica da sensação ameríndia, imagens que resistiram bravamente à colonização. Imagens ancestrais que nos falam sobre um daqui a pouco. O ensaio busca expor uma paisagem inicial sobre a Arte Indígena Contemporânea, movimento que se encontra em plena ebulição. O referencial teórico utilizado vem do pensamento ameríndio e da filosofia da diferença.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Edio Raniere da | Bastos, Victória Oliveira
Data
1 de fevereiro de 2023
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22505 | 10.5965/2175234615352023269
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Victória Oliveira Bastos, Edio Raniere da Silva | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Palíndromo; Vol. 15 No. 35 (2023): A prática artística como pesquisa em educação; 269-287 | Palíndromo; v. 15 n. 35 (2023): A prática artística como pesquisa em educação; 269-287 | 2175-2346 | 1984-9532
Assuntos
Arte Indígena Contemporânea | Jaider Esbell | Imagem | Contemporary Indigenous Art | Jaider Esbell | Image | Art indigène contemporain | Jaider Esbell | Image
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion