-
Raymundo Colares and the cinema: from gibis to super-8 films ||Raymundo Colares y el cine: del gibis al super-8||Raymundo Colares e o cinema: dos gibis aos filmes em super-8
- Voltar
Metadados
Descrição
The disarticulation of visual structures is one of the main issues that Raymundo Colares develops in his poetic journey. This article seeks to answer the close relationship his works evoke with the idea of image movement sensation, a fundamental principle of cinema. For this, it analyzes the series of works that the artist calls Gibi and relates them to the technique of cinematographic montage. In a second moment, the text reflects on the three films that Colares made, seeking to demonstrate how these works are part of his research into visual disarticulation and can also see as a form of painting in motion.||La desarticulación de las estructuras visuales es uno de los principales temas que desarrolla Raymundo Colares en su recorrido poético. Este artículo busca dar respuesta a la estrecha relación que evocan sus obras con la idea de sensación de movimiento de la imagen, principio fundamental del cine. Para ello, analiza la serie de obras que el artista denomina Gibi y las relaciona con la técnica del montaje cinematográfico. En un segundo momento, el texto reflexiona sobre las tres películas que realizó Colares, buscando demostrar cómo estas obras forman parte de su investigación sobre la desarticulación visual y pueden verse también como una forma de pintura en movimiento.||A desarticulação de estruturas visuais é uma das principais questões que Raymundo Colares desenvolve em seu percurso poético. Este artigo busca responder qual é a relação de proximidade que seus trabalhos suscitam com a ideia de sensação do movimento da imagem, princípio fundamental do cinema. Para isso, analisa a série de trabalho que o artista denomina de Gibi e os relaciona com a técnica de montagem cinematográfica. Em um segundo momento, o texto reflete sobre os três filmes que Colares realizou, buscando demostrar como esses trabalhos fazem parte dessa sua pesquisa de desarticulação visual, e podem ser vistos como uma forma de pintura em movimento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Caillaux, Mario | Mari, Marcelo
Data
25 de maio de 2023
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22723 | 10.5965/2175234615362023e0011
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Mario Caillaux, Marcelo Mari | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Palíndromo; Vol. 15 No. 36 (2023): As artimanhas do grotesco no contemporâneo; 1-23 | Palíndromo; v. 15 n. 36 (2023): As artimanhas do grotesco no contemporâneo; 1-23 | 2175-2346 | 1984-9532 | 10.5965/2175234615362023
Assuntos
Raymundo Colares | artist films | gibi | super-8 | Raymundo Colares | filmes de artista | gibi | super-8 | Raymundo Colares | gibi | super-8 | películas de artistas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion