-
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
- Voltar
Metadados
Descrição
The work reflects on the potential of the ara (body) of a black woman in representation for the
creation of a path of protagonism and artistic autonomy based on ancestral recognition. Based
on the need to find references to the representation of black women in academia and on stage,
ancestry, candomblé and theater emerge as a source and means for creating a body dramaturgy
centered on the energy of the Orixás and Encantados. These actions of power reflect in the
construction of new narratives, evidenced through the theatrical shows: Ombela, Histórias
Bordadas em Mim and a formative experience centered on the Matrix Poetics of the Orixás.
The purpose of the writing is to create possibilities for dialogue between the appreciation of
ancestry, of African origin and its influences on contemporary theater, linking physical and
ritual theater in the scenic construction. Writing takes into account the learning paths through
welcoming and respecting the African and indigenous origins. The writings contribute to point
out ways of decolonization of the ara of a black woman in the theater.||O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação
para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento
ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher
negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte
e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados.
Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos
espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa
centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de
diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro
contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva
em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz
originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização
do ara de mulher preta no teatro.
Colaboradores
Haderchpek, Robson Carlos | http://lattes.cnpq.br/8469955401524349 | http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 | Barbosa, Fernanda Júlia | Machado, Lara Rodrigues
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Melo, Agrinez Diana de
Data
2023-08-14T20:52:48Z | 2023-08-14T20:52:48Z | 2023-04-05
Formato
Identificador
MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso Aberto
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé | Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra | Ara | Poéticas | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis