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Sobre as materialidades na aula de teatro : vestígios do drama na prática de uma professora-artista
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Metadados
Descrição
From my experience with drama, started in 1998, as a participant in the “Açorianos” process drama, coordinated by Beatriz Cabral, I reflect on the emphasis on the materialities that drive the collective creation of the scenic-fictional narrative in the drama and how this aspect had an impact in my approach as a teacher and actress. I highlight how the strategy of compound stimulus (Somers, 1999) and the textual materials in the processes, inspired two experiments that I carried out outside the context of the drama: the creation of the performance “uma lady MACBETH” (2009) and “Os Outros do outro Brecht” (2011). The emphasis given to materialities, in current research that I develop with a focus on teacher education, seeks to draw the attention of the theater teacher to the power of the materials - text, space, objects, sound, images - in game with bodies, in order to intensify the poetic atmosphere in the classroom. Thus, based on the action of the teacher, who acts as a co-creator in the processes, the materialities provoke reactions, sensations, reflections in the students / participants, in order to sensitize them and engage them in the pedagogical theatrical proposals. ||A partir de minha experiência com o drama, iniciada em 1998, como participante do processo “Açorianos”, coordenado por Beatriz Cabral, reflito sobre a ênfase nas materialidades que impulsionam a criação coletiva da narrativa cênico-ficcional no drama e como esse aspecto teve impacto na minha atuação como professora e atriz. Destaco como a estratégia dos estímulos compostos (Somers, 1999) e as matérias textuais nos processos, inspiraram dois experimentos que realizei fora do contexto do drama: a criação do espetáculo “uma lady MACBETH” (2009) e “Os outros do outro Brecht” (2011). A ênfase dada às materialidades, em pesquisas atuais que desenvolvo com foco na formação docente, busca chamar a atenção do professor de teatro para a potência dos materiais - texto, espaço, objetos, som, imagens - em jogo com os corpos, no intuito de intensificar a atmosfera poética na sala de aula. Assim, a partir da ação do professor, que atua como co-criador nos processos, as materialidades provocam reações, sensações, reflexões nos alunos/participantes, de modo a sensibilizá-los e engajá-los nas propostas pedagógicas teatrais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vidor, Heloise Baurich
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/53421 | 10.14393/OUV-v16n2a2020-53421
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 16 n. 2 (2020): Dossiê Perspectivas do Drama no Brasil; 375-391 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Theater pedagogy | Materialities | Compound stimulis | Written text | Classroom | Pedagogia do teatro | Materialidades | Estímulos compostos | Texto escrito | Sala de aula
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion