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Dialogic “comping” proposals for baião, forró and xaxado on vibraphone||Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone
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Metadados
Descrição
The vibraphone is not often associated with the performance of traditional Brazilian musical genres, and compositions or pedagogical materials that might bridge this gap are scarce. To create idiomatic vibraphone “comping” lines for baião, forró and xaxado performance, we interviewed musicians involved in the practice of these genres and researched relevant internet content in order to identify and study the primary references for creating “comping” lines on instruments commonly associated with these genres. By consulting bibliographic materials and reference recordings related to baião, forró and xaxado musics, we identified the zabumba (small bass drum) as the provider of characteristic time-line patterns for each genre as well as a source of inspiration for improvised rhythmic “comping.” Similarly, we discovered the sanfona (accordion), another typical instrument associated with these northeastern musical genres, offered both rhythmic and harmonic pattern information to help understand how each music functions. The established dialogue with the guidelines that both the zabumba and sanfona offer opened creative paths for developing a language of four-mallet vibraphone accompaniment for each of these three related musical genres.||O vibrafone é um instrumento de incomum associação à performance de gêneros brasileiros, o que resulta em uma tímida produção de peças e materiais didáticos destinados a favorecer a ponte entre ambos. No intuito de propor linhas de acompanhamento para o baião, forró e xaxado no instrumento, buscou-se inicialmente – por meio de entrevistas com músicos envolvidos com a prática dos gêneros em questão, de consulta à bibliografia pertinente e também a materiais audiovisuais obtidos na internet – compreender quais as referências primordiais para a constituição de acompanhamento nos gêneros a partir de instrumentos outros, mais comumente associados à sua performance. Identificou-se, assim, a execução do zabumba como elemento basilar a sustentar tais proposições. Consultas subsequentes à literatura e a gravações de referência, permitiram a identificação, a partir do zabumba, das linhas-guia características a cada um dos referidos gêneros. A sanfona, outro instrumento comumente associado à tradição de cada um deles por seus praticantes, também foi utilizada como referência para o estabelecimento de padrões rítmico-harmônicos empregados nos acompanhamentos desenvolvidos. Ambos – zabumba e sanfona - foram, então, utilizados como orientações na proposição de caminhos para o acompanhamento com quatro baquetas no vibrafone para o baião, o forró e o xaxado. O diálogo estabelecido com as linhas-guia mostrou-se relevante para a aproximação entre as pro-postas de acompanhamento e as tradições musicais abordadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; 20th century | Brasil; século XX
Autor
Costa, Rodrigo Heringer | Sacramento, Aquim | Mitre, Natália | Drumond, João Paulo
Data
24 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14304 | 10.20396/muspop.v7i00.14304
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Rodrigo Heringer Costa, Aquim Sacramento, Natália Mitre, João Paulo Drumond | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020009 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020009 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020009 | 2316-7858
Assuntos
Vibrafone | Baião | Forró | Xaxado | Linhas-guia | Vibraphone | Baião | Forró | Xaxado | Guidelines
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto