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Nationalism, political art and instrumental popular music: the music of Quarteto Novo||Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo
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Metadados
Descrição
Based on a musical appreciation of the album Quarteto Novo, specifically the phonogram “Algodão”, and discussions on political art and national-popular in the 1960s, this paper aims to contextualize the production of the homonymous group and to verify the way in which a cultural conjuncture is revealed even in instrumental music. The nationalist project assumed by the Quarteto Novo to produce a new music and a new language of improvisation would be closely related to an ideal that encouraged artistic productions with a strong political bias articulated to elements of popular culture. The Quarteto Novo emerges from this context, produces in line with a certain ideal, but its work cannot be reduced to schematic classifications. The group both broke with a type of sound prevalent in instrumental music of the period, and opened new horizons for this music. More than applying ready-made formulas or blindly obeying aesthetic guidelines, this production appropriated different musicalities (local, regional, but also cosmopolitan) to produce a musical synthesis whose legacy seems fundamental to instrumental music in Brazil.||Partindo de apreciações musicais do disco Quarteto Novo, especificamente do fonograma “Algodão”, e de discussões sobre o engajamento artístico e o nacional-popular nos anos de 1960, o presente trabalho pretende contextualizar a produção do grupo musical homônimo e verificar o modo pelo qual uma conjuntura mais ampla se revela mesmo na música instrumental. O projeto nacionalista assumido pelo Quarteto Novo de produzir uma nova sonoridade e uma nova linguagem de improviso musical estaria intimamente relacionado a um ideário que impulsionava produções artísticas com forte viés político articulado a elementos da cultura popular. O quarteto surge desse contexto, produz em consonância com certo ideário, mas seu trabalho não pode ser reduzido a classificações esquemáticas. O grupo tanto rompeu com um tipo de sonoridade predominante na música instrumental do período, quanto abriu novos horizontes para essa vertente. Mais que aplicar fórmulas prontas ou obedecer cegamente a diretrizes estéticas, essa produção acabou por se apropriar de diferentes musicalidades (locais, regionais, mas também cosmopolitas) para produzir uma síntese sonora cujo legado parece fundamental para a música instrumental do Brasil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; 1960's | Brasil; anos 1960
Autor
Gerolamo, Ismael de Oliveira
Data
23 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14308 | 10.20396/muspop.v7i00.14308
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ismael de Oliveira Gerolamo | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020007 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020007 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020007 | 2316-7858
Assuntos
música instrumental brasileira | arte engajada | baião | samba-jazz | Quarteto Novo | Brazilian instrumental music | political art | samba-jazz | Quarteto Novo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto