-
Cape Verde’s violinists and their role in converting 19th century European music into local tradition||Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local
- Voltar
Metadados
Descrição
Musical genres and ballroom dances that were in vogue in Europe in the 19th century, arrived in Cape Verde and became integrated into the the entertainment practices and social life of the local population, as in other parts of the world, becoming through the passage of time, into elements of the cultural scene of the islands. Municipal and military bands, as well as anonymous and generally self-taught musicians played a role in the Cabo Verdeanization of musical expressions such as polkas, waltzes, mazurkas, schottisches, gallops… These musicians were the ones who animated the dances and parties of the elite, in which these songs were enjoyed, in the first moment of their presence in the archipelago. They appropriated them, giving them a local character, at the same time that they disseminated them to other geographical and social contexts. Fiddle players held an important role in this process. It is mainly these musicians that this article refers to, seeking to give them visibility and highlight their role in transforming music of European origin into a Cape Verdean tradition.||Músicas e danças de salão que estavam em voga na Europa no século XIX penetraram em Cabo Verde e integraram-se, como em outras partes do mundo, nas práticas de sociabilidade e entretenimento da população local, transformando-se, com o passar do tempo, em elementos do cenário cultural das ilhas. Bandas municipais e militares e também músicos anônimos e em geral autodidatas tiveram um papel na cabo-verdianização de expressões musicais como polcas, valsas, mazurcas, schottisches, galopes, etc. Esses músicos animavam os bailes e as festas das elites, nos quais essas músicas eram fruídas, num primeiro momento da sua presença no arquipélago. Ao longo de décadas apropriaram-se delas “antropofagicamente” dando-lhes feição local, ao mesmo tempo que as disseminavam por outros contextos geográficos e sociais. Os violinistas tiveram um papel de relevo nesse processo e é sobretudo a eles que se dedica, nesse artigo, uma atenção que procura dar-lhes visibilidade e evidenciar o seu papel na transformação de músicas de origem europeia numa tradição cabo-verdiana.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Cape Verde | Cabo Verde; século XIX
Autor
Nogueira, Gláucia
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14675 | 10.20396/muspop.v7i00.14675
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Gláucia Nogueira | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020008 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020008 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020008 | 2316-7858
Assuntos
Violin in Cape Verde | hybridization | appropriation | cultural anthropophagy | mazurka | violino em Cabo Verde | hibridização | apropriação | antropofagia cultural | mazurca
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto