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O passado audível: origens culturais da reprodução sonora||O passado audível: origens culturais da reprodução sonora
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Metadados
Descrição
Trata-se da introdução do livro O passado audível, de Jonathan Sterne, aqui traduzida pela primeira vez para o português. O livro propõe uma história da possibilidade da reprodução do som – por meio do telefone, do fonógrafo, do rádio e de outras tecnologias correlatas. Nele são examinadas as condições sociais e culturais que deram origem à reprodução do som e, por sua vez, como estas tecnologias cristalizaram e combinaram movimentos culturais mais amplos. O livro parte do pressuposto que som, audição e escuta são centrais para a vida cultural da modernidade, fundamentais para as modernas formas de conhecimento, cultura e organização social. Ele propõe, assim, uma alternativa à narrativa dominante segundo a qual, ao se tornar moderno, o mundo ocidental teria migrado de uma cultura da audição para uma cultura da visão.||Trata-se da introdução do livro O passado audível, de Jonathan Sterne, aqui traduzida pela primeira vez para o português. O livro propõe uma história da possibilidade da reprodução do som – por meio do telefone, do fonógrafo, do rádio e de outras tecnologias correlatas. Nele são examinadas as condições sociais e culturais que deram origem à reprodução do som e, por sua vez, como estas tecnologias cristalizaram e combinaram movimentos culturais mais amplos. O livro parte do pressuposto que som, audição e escuta são centrais para a vida cultural da modernidade, fundamentais para as modernas formas de conhecimento, cultura e organização social. Ele propõe, assim, uma alternativa à narrativa dominante segundo a qual, ao se tornar moderno, o mundo ocidental teria migrado de uma cultura da audição para uma cultura da visão.||Trata-se da introdução do livro O passado audível, de Jonathan Sterne, aqui traduzida pela primeira vez para o português. O livro propõe uma história da possibilidade da reprodução do som – por meio do telefone, do fonógrafo, do rádio e de outras tecnologias correlatas. Nele são examinadas as condições sociais e culturais que deram origem à reprodução do som e, por sua vez, como estas tecnologias cristalizaram e combinaram movimentos culturais mais amplos. O livro parte do pressuposto que som, audição e escuta são centrais para a vida cultural da modernidade, fundamentais para as modernas formas de conhecimento, cultura e organização social. Ele propõe, assim, uma alternativa à narrativa dominante segundo a qual, ao se tornar moderno, o mundo ocidental teria migrado de uma cultura da audição para uma cultura da visão.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Global; Contemporany | Global; Contemporâneo | Global; Contemporâneo
Autor
Bessa, Virginia de Almeida | Lima, Giuliana Souza de | Pérez González, Juliana
Data
16 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13425 | 10.20396/muspop.v7i00.13425
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Virginia de Almeida Bessa, Giuliana Souza de Lima, Juliana Pérez González | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020001 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020001 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020001 | 2316-7858
Assuntos
História do som | Estudos do som | Tecnologias de reprodução sonora | History of sound | Sound studies | Sound reproduction technology | História do som | Estudios del som | Tecnologias de reprodução sonora
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto