-
PHILOSOPHICAL AND EDUCATIONAL CONCEPTIONS AND THEIR RELATIONSHIPS WITH THE HISTORY OF SCHOOL INSTITUTIONS||Concepções filosóficas e educacionais e suas relações com a história das instituições escolares
- Voltar
Metadados
Descrição
The present text aims to establish relationships between philosophical and educational conceptions and research in History of School Institutions. In this sense, we search some ideas and propositions of Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira and Paulo Freire, relevant thinkers of Brazilian education of the twentieth century, through the analysis of excerpts from a work by each author. We find out the understanding that each author has constructed of the teaching-learning process and its critics to models unfamiliar to their perceptions and we try to demonstrate how such conceptions can be evidenced in the scope of the investigation of the school institutions. We conclude that the understanding of the philosophical and educational conceptions of school institutions is the basis for understanding the relationship between them and society over time.
Keywords: Philosophical Conception of Education, Educational Thinkers, Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira, Paulo Freire||El presente texto tiene como objetivo establecer relaciones entre las concepciones filosóficas y educativas y la investigación en Historia de las Instituciones Escolares. En ese sentido, escrutamos algunas ideas y proposiciones de Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira y Paulo Freire, sobresalientes pensadores de la educación brasileña del siglo XX, mediante el análisis de extractos de una obra de cada autor. Averiguamos el entendimiento que cada autor construyó del proceso de enseñanza-aprendizaje y sus críticas a modelos extraños a sus percepciones y procuramos demostrar cómo tales concepciones pueden ser evidenciadas en el ámbito de la investigación de las instituciones escolares. Concluimos que la comprensión de las concepciones filosóficas y educativas de las instituciones escolares es la base para el entendimiento de la relación entre ellas y la sociedad a lo largo del tiempo.
Palabras clave: Concepción Filosófica de Educación, Pensadores Educacionales, Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira, Paulo Freire||O presente texto tem como objetivo estabelecer relações entre as concepções filosóficas e educacionais e a pesquisa em História das Instituições Escolares. Nesse sentido, perscrutamos algumas ideias e proposições de Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira e Paulo Freire, relevantes pensadores da educação brasileira do século XX, mediante a análise de excertos de uma obra de cada autor. Averiguamos o entendimento que cada autor construiu do processo de ensino-aprendizagem e suas críticas a modelos estranhos a suas percepções e procuramos demonstrar como tais concepções podem ser evidenciadas no âmbito da investigação das instituições escolares. Concluímos que a compreensão das concepções filosóficas e educacionais das instituições escolares é a base para o entendimento da relação entre elas e a sociedade ao longo do tempo.
Palavras-chave: Concepção Filosófica de Educação, Pensadores Educacionais, Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira, Paulo Freire
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Severgnini, Alisson Fernando | Castanha, André Paulo
Data
30 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2197 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40.pp37-55
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Alisson Fernando Severgnini, André Paulo Castanha | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 40 (2020): Educação e Pesquisa: debates contemporâneos; 37-55 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion