-
PERSPECTIVES ON THE PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE AREA OF EDUCATION||PERSPECTIVAS SOBRE LA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS CIENTÍFICOS EM EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN||Perspectivas da produção do conhecimento científico na área de Educação
- Voltar
Metadados
Descrição
The analytical approaches adopted in the works of the authors who elected the production of scientific knowledge in the education as a research field were investigated. From which analytical perspectives do theoretical studies focus on the production of scientific knowledge in the area of education? Bibliographic research on the theme production of scientific knowledge in education, from 1994 to 2018. However much the production of knowledge in education has been the object of study by various authors linked to different higher education institutions, its consolidation as a field of research it is still recent, having received greater impetus since the 2000s, a period in which the publication of scientific articles, dissertations and theses on this exciting theme has multiplied.
KEYWORDS: Education. History of higher education. Knowledge production. Postgraduate studies.||Se investigaron los enfoques analíticos adoptados en los trabajos de los autores que eligieron la producción de conocimiento científico en educación como campo de investigación. ¿Desde qué perspectivas analíticas los estudios teóricos se centran en la producción de conocimiento científico en el área de la educación? Investigación bibliográfica sobre el tema producción de conocimiento científico en educación, de 1994 a 2018. Sin embargo, la producción de conocimiento en educación ha sido objeto de estudio por varios autores vinculados a diferentes instituciones de educación superior, su consolidación como campo de investigación, todavía es reciente, ya que recibió un mayor impulso desde la década de 2000, un período en el que la publicación de artículos científicos, disertaciones y tesis sobre emocionante tema se ha multiplicado.
PALABRAS CLAVE: Educación. Historia de la Educación Superior. Posgraduación. Producción de conocimiento.||Investigou-se os enfoques analíticos adotados nos trabalhos dos autores que elegeram a produção do conhecimento científico em educação como campo de pesquisa. Sob quais perspectivas analíticas os estudos teóricos focalizam a produção do conhecimento científico na área da educação? Pesquisa bibliográfica sobre a temática produção do conhecimento científico em educação, no período que se estendeu de 1994 a 2018. Por mais que a produção do conhecimento em educação tenha se constituído objeto de estudo de variados autores vinculados a distintas instituições de ensino superior, sua consolidação enquanto campo de pesquisa ainda é recente, tendo recebido maior impulso a partir da década de 2000, período em que se multiplicaram as publicações de artigos científicos, dissertações e teses sobre essa instigante temática.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. História da Educação Superior. Pós-Graduação. Produção de Conhecimento.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Corrêa, Paulo Sérgio de Almeida
Data
3 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2251 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N41.pp105-136
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Paulo Sérgio de Almeida Corrêa | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 41 (2020): Pesquisa em Educação: por entre práticas e políticas; 105-136 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N41
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion