-
EMOTIONS AND LANGUAGE IN DISTANCE PROFESSIONAL EDUCATION: THE TELLING OF A HISTORY||Emoções e linguagem na educação profissional a distância: o contar de uma história
- Voltar
Metadados
Descrição
In this work, we base the hypothesis that the known and experienced world, which emerges from the local support poles quotidian , tells its history and leads us to know the Professional and Technological – EPT a distance education in the chain between action and experience. The study focused on and delimited the analysis field for the eight local support poles coordinating of in which IFSul, offers its distance courses. From the coordinators singular narratives, from each diary, recurrent themes emerged that made it possible to move from the narrative singularity to the voices of collective to create and tell a story that reflected the engagement of professional education in the formation of individuals who were outside the productive processo of the social system. The narratives tell about events that contribute to the Professional and Technological Education development, highlighting distance education as a representative training space and the acceptance of education, as a possibility to improve the lives of people in the communities.
Keywords: Professional education. Distance education. Public policy. Poles. Experience.||Neste estudo, fundamentamos a hipótese de que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos que recebem cursos na modalidade de educação a distância - EaD, contam sua história e nos levam a conhecer a Educação Profissional e Tecnológica - EPT a distância, no encadeamento entre ação e a experiência. O estudo enfocou e delimitou o campo de análise para os coordenadores de oito polos de apoio presencial que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense –IFSul, oferta seus cursos a distância. Das narrativas singulares, oriundas de cada diário, emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da sua singularidade para a coletividade das vozes para criar e contar uma história que refletiu o engajamento da educação profissional na formação de indivíduos que estavam fora do processo produtivo do sistema social. As narrativas contam acontecimentos que contribuem para o desenvolvimento da Educação Profissional e destacam a EaD como um espaço de formação representativo e de aceitação como possibilidade de melhoria de vida das pessoas e da comunidade.
Palavras-chave: Educação profissional. Educação a distância. Política pública. Polos. Experiência.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ourique do Nascimento, Cinara | Costa Rodrigues, Sheyla | Lemos Sainz, Ricardo
Data
30 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2291 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40.pp70-90
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Cinara Ourique do Nascimento | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 40 (2020): Educação e Pesquisa: debates contemporâneos; 70-90 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol15.N40
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion