Descrição
O potencial para oportunidades formativas a partir de questionamentos das crianças do ciclo da alfabetização sobre os fenômenos da natureza foi o principal objeto deste estudo, realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental dos anos iniciais, no município de São José da Vitória Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa participante, visto que foca no caráter subjetivo o comportamento dos professores e o objeto proposto. A pesquisa foi desenvolvida a partir da realização de uma entrevista se miestruturada gravada em áudio e depois transcrita; uma oficina e uma entrevista final com os docentes para analisar as perspectivas de mudança na prática pedagógica, no que diz respeito ao questionamento dos alunos. Os dados demonstram que ainda é present e uma abordagem conteudista, na concepção de que o docente deve responder as perguntas dos discentes e trazê los de volta para a aula. Entretanto, após vivenciar a possibilidade do questionamento como estruturante do planejamento, os docentes afirmaram a p ossibilidade de construir novas aprendizagens mais significativas, além de considerarem esta uma oportunidade importante de formação docente continuada em serviço.