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Poetry Reading and schooling: textbooks and the education of readers||A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores
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Metadados
Descrição
This paper presents an analysis of the approach to poetry presented by the textbook Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use (2017), the most selected, and consequently the most distributed textbook, in 2018 National Program for Textbooks and Didactic Materials (PNLD). Aiming to reflect about the place of lyric literacy in Brazilian classrooms, this article discusses the issues that involve the study of literary genres (especially “lyric”), textbooks, and the education of readers. The tentative panorama presented here is not original: schools perpetuate a traditional didactic approach to poetry. Although it is possible to detect a theoretical advance on the subject, this advance is still restricted to the academic field, not reaching schools. Moreover, if the new theoretical assumptions meet the school, what happens then is a “collage” of concepts and systematizations that do not help students’ to interact with literary texts. In the textbook here analyzed, therefore, there is no connection between literary theory and literary reading that could help in the education of poetry readers, especially with regard to the understanding of the "lyric" genre.||Este artigo apresenta uma análise da abordagem à poesia presente no livro Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2017), o livro didático mais escolhido e, consequentemente, mais distribuído a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Objetivando refletir sobre o lugar ocupado pelo letramento lírico nas salas de aula brasileiras, este texto discute as problemáticas que envolvem os estudos dos gêneros literários (principalmente o “lírico”), dos livros didáticos e da formação de leitores. O panorama parcial apresentado não é novo: segue-se, na escola, uma tradição já consolidada na abordagem didática de poesia. Embora seja possível perceber, cada vez mais, um avanço teórico quanto aos temas, esse avanço restringe-se ao espaço acadêmico, não alcançando lugar na escola. Além disso, se os pressupostos teóricos chegam à escola, o que ocorre é uma “colagem” de conceitos e sistematizações que não auxiliam no contato dos alunos com os textos literários. No livro didático analisado, não há, portanto, uma aliança entre teoria e leitura literária que auxilie a formação de um leitor de textos poéticos, principalmente no que se refere à reflexão sobre o gênero “lírico”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dambrozio Guerra, Caroline | De Martini, Marcus
Data
6 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14331 | 10.17058/signo.v45i82.14331
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Signo
Fonte
Signo; v. 45 n. 82 (2020); 76-88 | 1982-2014
Assuntos
Literary Genres | lyric literacy | poetry | textbooks. | gêneros literários | letramento lírico | poesia | livros didáticos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion