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How to learn philosophy from philosophizing? a phenomenological, dialectical and freirian version||¿Cómo aprender filosofía a partir del filosofar? : una versión fenomenológica, dialéctica y freiriana||Como aprender filosofia a partir do filosofar? : uma versão fenomenológica, dialética e freiriana
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Metadados
Descrição
This reported experience is based on a existential comprehension of the student passing through the first periods of pedagogy course and degrees, giving the student not an arsenal of content, but the ability to critical reflection guided by philosophy, developing in it the same sense of autonomy and protagonism. It is the student who thinks his questions, neither the philosopher, nor the professor. Thus, presence activities are propose, with some in a “virtual environment”. Starting with “cretins questions” and guidance towards how to study by reading, the student is conducted through a phenomenological methodology to express his refletions based on careful observation, dialectical perspective and opening to the other. In Paulo Freire there is a native guide and in philosophy of existance there are some fundamentals. It estimulates the author expressions, be it by writing or some other language and mostly by the individualization of the topics covered in the questions of teaching, though with alternation between individual and collective tasks.||Este relato de experiencia se basa en una comprensión existencial del paso del estudiante en el primero año del curso de pedagogía y formación de professor,. Desarolando nel estudiante no un arsenal de contenidos escolares, pero de habilidad para la reflexión crítica pautada por la filosofia, da a el mismo un sentido de autonomía y protagonismo. Es el estudiante quien piensa sus cuestiones, no el filósofo, ni el profesor. De este modo, se proponen actividades presencias con algunas en ambiente de la web. Iniciando por "preguntas cretinas" y orientaciones de cómo estudiar por la lectura, el estudiante es conducido por una metodología fenomenológica a expresar su reflexión balizada por la observación cuidadosa, perspectiva dialéctica y apertura al otro. Hay en Paulo Freire un guía nativo y en la filosofía de la existencia algunos fundamentos. Estimula la expresión autoral, sea escrita o de otro lenguaje y, sobre todo, la individuación de los temas abordados en la cuestión del educar, aunque con alternancia entre tareas individuales y colectivas.||Este relato de experiência está calcado numa compreensão existencial da passagem do estudante nos primeiros períodos do curso de pedagogia e licenciaturas, dotando o estudante não de arsenal conteudístico, mas de habilidade para a reflexão crítica pautada pela filosofia, desenvolvendo no mesmo um sentido de autonomia e protagonismo. É o estudante quem pensa suas questões, não o filósofo, tampouco o professor. Desse modo, propõem-se atividades presencias com algumas em “ambiente virtual”. Iniciando por “perguntas cretinas” e orientações de como estudar pela leitura, o estudante é conduzido por uma metodologia fenomenológica a expressar sua reflexão balizada pela observação cuidadosa, perspectiva dialética e abertura ao outro. Tem em Paulo Freire um guia nativo e na filosofia da existência alguns fundamentos. Estimula a expressão autoral, seja escrita ou de outra linguagem e, sobretudo, a individuação dos temas abordados na questão do educar, embora com alternância entre tarefas individuais e coletivas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Martins, Marco Aurélio Corrêa
Data
15 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654517 | 10.20396/etd.v22i2.8654517
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 2 (2020): Virtualities and Education; 479-491 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 2 (2020): Virtualidades y Educación; 479-491 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 2 (2020): Virtualidades e Educação; 479-491 | 1676-2592
Assuntos
Philosophy teaching | Education and philosophy | Philosophical method | Investigation in philosophy | Philosophical expression and reflection | Ensino de filosofia | Educação e filosofia | Método filosófico | Investigação em filosofia | Expressão e reflexão filosófica. | Enseñanza de filosofía | Educación y filosofía | Método filosófico | Investigación en filosofía. | Expresión y reflexión filosófica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto