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The future of internationalization of higher education in challenging global contexts||El futuro de la internacionalización de la educación superior en contextos globales desafiantes||O futuro da internacionalização do ensino superior em contextos globais desafiadores
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Metadados
Descrição
Internationalization has been over the past three decades one of the key focus points of (inter)national and institutional policies for higher education, with two related components: internationalization abroad, and internationalization at home. The 'abroad' component: mobility of students, faculty and programs, has been more predominant than the 'at home' component: internationalization of the curriculum and learning outcomes, perceived as a neoliberal and western paradigm. What will be the future of internationalization? Do we see a return from competition to cooperation? What will be the impact of the changing global economic, ecological and political context? These questions will be addressed in a critical analytical way in this paper, taking into account the impact of Covid-19 on the internationalization of higher education.||La internacionalización ha sido durante las últimas tres décadas uno de los puntos clave de las políticas (inter) nacionales e institucionales para la educación superior, con dos componentes relacionados: internacionalización en el extranjero e internacionalización en casa. El componente 'en el extranjero': la movilidad de estudiantes, profesores y programas, ha sido más predominante que el componente 'en casa': la internacionalización del plan de estudios y los resultados del aprendizaje, percibidos como un paradigma neoliberal y occidental. ¿Cuál será el futuro de la internacionalización? ¿Veremos un retorno de la competición a la cooperación? ¿Cuál será el impacto del cambiante contexto económico, ecológico y político mundial? Estas preguntas se abordarán de manera analítica y crítica en este documento, teniendo en cuenta el impacto de la Covid-19 en la internacionalización de la educación superior.||A internacionalização tem sido, nas últimas três décadas, um dos principais focos das políticas (inter) nacionais e institucionais para o ensino superior, com dois componentes relacionados: internacionalização no exterior e internacionalização no país. O componente 'no exterior': mobilidade de estudantes, professores e programas, tem sido mais predominante do que o componente 'em casa': internacionalização do currículo e resultados da aprendizagem, percebidos como um paradigma neoliberal e ocidental. Qual será o futuro da internacionalização? Veremos um retorno da competição para a cooperação? Qual será o impacto da mudança do contexto econômico, ecológico e político global? Essas questões serão abordadas de forma analítica e crítica neste trabalho, levando em consideração o impacto da Covid-19 na internacionalização do ensino superior.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Global; Contemporary | Global; Contemporáneo | Global; Contemporâneo
Autor
De Wit, Hans
Data
13 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659471 | 10.20396/etd.v22i3.8659471
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 3 (2020): Internationalization in higher education: assumptions, meanings and impacts; 538-545 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 3 (2020): Internacionalización en la educación superior: supuestos, significados e impactos; 538-545 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 3 (2020): A Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos; 538-545 | 1676-2592
Assuntos
Internationalization | Higher Education | University Policy | Covid-19 | Internacionalização | Ensino superior | Política Universitária | Covid19 | Internacionalización | Educación Superior | Política universitaria | COVID-19
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto