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Comparative analysis of public university’s involvement in Municipal Culture Systems||Análisis comparativo de la participación de las universidades públicas en Sistemas Culturales Municipales||Análise comparativa do engajamento de universidades públicas em Sistemas Municipais de Cultura
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Metadados
Descrição
To Municipal Systems of Culture (MSC) reaches its creation goals, it is necessary the coordination between each actor and institution participants of its process of formulation and implementation, searching for the establishment of permanent dialogs. In this context, public universities are important social actors. We applied qualitative research in multiple cases to analyze the involvement of public universities in the implementation process of Municipal Systems of Culture (MSC) in four cities in the Brazilian State of Minas Gerais (Viçosa, Ouro Preto, Cataguases e Ponte Nova). The results indicate that despite its potential to improve cultural development, Public Universities are not carrying out its expected role in the studied Municipal Systems of Culture.||Para que los Sistemas Municipales de Cultura (SMC) alcancen sus objetivos, es necesario que todos los actores e instituciones que participan en sus procesos de elaboración e implementación estén efectivamente involucrados, buscando canales que hacen posibles diálogos duraderos. En este contexto, las universidades públicas se convierten en importantes actores sociales. A través de un enfoque cualitativo de estudios de casos en una perspectiva comparativa, el objetivo de este estudio fue analizar la participación de las universidades públicas en los procesos de implementación de Sistemas Municipales de Cultura e cuatro ciudades del estado de Minas Gerais (Viçosa, Ouro Preto, Cataguases e Ponte Nova) en Brasil. Los resultados muestran que, a pesar de su potencial para actuar en el desarrollo de la cultura, las universidades no están cumpliendo su papel en los sistemas municipales estudiados.||Para que os Sistemas Municipais de Cultura (SMCs) alcancem seus objetivos é necessário que todos os atores e instituições participantes dos seus processos de elaboração e implementação estejam efetivamente envolvidos, buscando canais que viabilizem diálogos duradouros. Nesse contexto, as universidades públicas se tornam importantes atores sociais. Por meio de uma abordagem qualitativa de estudos de caso em perspectiva comparada, objetivou-se analisar o engajamento de universidades públicas em processos de implementação de Sistemas Municipais de Cultura em quatro cidades do estado de Minas Gerais (Viçosa, Ouro Preto, Cataguases e Ponte Nova) no Brasil. Os resultados apontam que apesar de seu potencial de atuação sobre o desenvolvimento da cultura, as universidades não estão cumprindo seu papel junto aos sistemas municipais estudados.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Vitória, José Ricardo | Morais , Mateus Cerqueira Anício | Emmendoerfer, Magnus Luiz | Silveira Cunha, Nina Rosa da
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8658469 | 10.20396/resgate.v28i0.8658469
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020029 | Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020029 | Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020029 | 2178-3284
Assuntos
Public Policy | University extension | Municipal Systems of Culture | Política pública | Extensión universitaria | Sistemas Municipales de Cultura | Política pública | Extensão universitária | Sistema Municipal de Cultura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto