-
Violence in the school context: perceptions of students, teachers and managers||Violencia en el contexto escolar: percepciones de alumnos, docentes y directivos||Violências no contexto escolar: percepções de alunos, professores e gestores
- Voltar
Metadados
Descrição
School violence has been a topic of constant concern in the school community. This research aims to analyze the perceptions of students, managers and teachers of Elementary School II, in view of the violence found in two municipal schools in Brusque / SC. An exploratory research was carried out with a qualitative approach. Eighteen teachers and 60 elementary school students from two municipal schools participated. Also, a semi-structured interview was conducted with 2 managers who work in each school. From the collected material, a qualitative analysis was carried out. Finally, it is described that violence is recurrent in the school environments surveyed, even if it does not come from the school environment, it is a consequence of society.||La violencia escolar ha sido un tema de constante preocupación en la comunidad escolar. Esta investigación tiene como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes, gerentes y maestros de la Escuela Primaria II, en vista de la violencia encontrada en dos escuelas municipales en Brusque / SC. Se realizó una investigación exploratoria con un enfoque cualitativo. Participaron 18 maestros y 60 estudiantes de primaria de dos escuelas municipales. Además, se realizó una entrevista semiestructurada con 2 gerentes que trabajan en cada escuela. Del material recolectado, se realizó un análisis cualitativo. Finalmente, se describe que la violencia es recurrente en los entornos escolares encuestados, incluso si no proviene del entorno escolar, es una consecuencia de la sociedad.||A violência escolar tem sido um tema de constante preocupação na comunidade escolar. Esta pesquisa objetiva analisar as percepções dos alunos, gestores e professores do Ensino Fundamental II, diante das violências encontradas em duas escolas municipais de Brusque/SC. Realizou-se uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. Participaram 18 professores e 60 alunos do Ensino Fundamental II das duas escolas municipais. Também, realizou-se uma entrevistada semiestruturada com 2 gestores que atuam um em cada escola. A partir do material coletado efetivou-se uma análise qualitativa. Por fim, descreve-se que a violência é recorrente nos meios escolares pesquisados, mesmo que ela não seja oriunda do ambiente escolar, ela é uma conseqüência da sociedade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporany | Brasil; Contempáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Dalcastagner, Graziela Boaszczyk | Nunes, Camila da Cunha
Data
22 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8654929 | 10.20396/rfe.v11i3.8654929
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 11 No. 3 (2019): Thematic: Research in Education | Filosofia e Educação; Vol. 11 Núm. 3 (2019): Temática: Pesquisa em Educação | Filosofia e Educação; v. 11 n. 3 (2019): Temática: Pesquisa em Educação | 1984-9605
Assuntos
Violence | School | Elementary school | Violencia | Escuela | Escuela primaria | Violência | Escola | Ensino fundamental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto