Descrição
Research in the field of public educational policy aimed at the adolescent author of an infraction. We sought to investigate and analyze the perception of adolescents deprived of freedom about the role of the school in their life. This is a qualitative research, using the (Auto)biographical methodology, whose data were constructed through document analysis and semi-structured interview. The school experience permeated by exclusion was found, but it was perceived as important for the construction of a life project after leaving the institution.||Investigación en el campo de la política pública educativa dirigida al adolescente que cometió una infracción. Este artículo tiene su origen en un trabajo de maestría desarrollado en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Estatal de Rio Grande do Norte. Se buscó investigar y analizar la percepción de los adolescentes privados de libertad sobre el papel de la escuela en su vida. Se trata de una investigación cualitativa, a través de la metodología (auto) biográfica, cuyos datos fueron construidos mediante análisis documental y entrevista semiestructurada. Se encontró la experiencia escolar impregnada de exclusión, pero percibida como importante para la construcción de un proyecto de vida luego de dejar la institución.||Pesquisa no campo da política pública educacional voltada ao adolescente autor de ato infracional. Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar e analisar a percepção de adolescentes privados de liberdade sobre o papel da escola em sua vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da metodologia (Auto)biográfica, cujos dados foram construídos por análise de documentos e entrevista semiestruturada. Constatou-se a experiência escolar permeada pela exclusão, mas percebida como importante para a construção de um projeto de vida após a saída da instituição.