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Paulo Freire and human rights: indicators in Brazilian graduate research||Paulo Freire y los derechos humanos: indicadores en la investigación de posgrado brasileña||Paulo Freire e os direitos humanos: indicadores nas pesquisas da pós-graduação brasileira
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Metadados
Descrição
Based on research on the presence of Paulo Freire in the production of Brazilian Postgraduate Studies, this article aims to highlight the anthropological-philosophical categories that underlie the author's concept of Education and are revealed in these productions. These concepts are directly present (keywords) in 233 dissertations and 138 theses located in 32 universities where the theses that researched about this author were defended. The results reveal that the philosophical categories of "being in the world", "being with others", "being inconclusive" and anthropological categories of "concrete reality", "dialogue" and "freedom / liberation" have direct relations with the problem of human rights . These categories provide the conceptual basis for understanding education as a human right.||A partir de la investigación sobre la presencia de Paulo Freire en la producción de Posgrados brasileños, este artículo tiene como objetivo resaltar las categorías antropológico-filosóficas que subyacen en el concepto de Educación del autor y se revelan en estas producciones. Estos conceptos están directamente presentes (palabras clave) en 233 disertaciones y 138 tesis ubicadas en 32 universidades donde se defendieron las tesis que investigó sobre este autor. Los resultados revelan que las categorías filosóficas de "estar en el mundo", "estar con los demás", "ser inconcluso" y las categorías antropológicas de "realidad concreta", "diálogo" y "libertad/liberación" tienen relación directa con el problema de los derechos humanos. Estas categorías proporcionan la base conceptual para entender la educación como un derecho humano.||Com base na pesquisa sobre a presença de Paulo Freire na produção da Pós-graduação Brasileira este artigo tem o objetivo de destacar as categorias antropológico-filosóficas que embasam a concepção de Educação do autor e que são reveladas nessas produções. Essas concepções estão presentes em forma direta (palavras-chave) em 233 dissertações e 138 teses localizadas em 32 universidades onde foram defendidas as teses que pesquisaram sobre esse autor. Os resultados revelam que as categorias filosóficas de “ser no mundo”, “ser com outros”, “ser inconcluso” e antropológicas de “realidade concreta”, “diálogo” e “liberdade/libertação” tem relações diretas com a problemática dos direitos humanos. Essas categorias fundamentam a base conceitual para a compreensão da educação como direito humano.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Gerbasi, Luciana Barbosa
Data
25 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8660579 | 10.20396/rfe.v12i2.8660579
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 12 No. 2 (2020): Education and human rights | Filosofia e Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2020): Educación y derechos humanos | Filosofia e Educação; v. 12 n. 2 (2020): Educação e direitos humanos | 1984-9605
Assuntos
Education | Human rights | Epistemology | Educação | Direitos humanos | Epistemologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto