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Utopic and heterotopic bodies: from Philosophy to Science Education||Cuerpos utópicos y heterotópicos: de la Filosofía a la Educación en Ciencias ||Corpos utópicos e heterotópicos: da Filosofia à Educação em Ciências
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Metadados
Descrição
This essay aims to discuss the body in science education. For this purpose, we use the concept of the utopic body, establishing a critical perspective of its lack of recognition by subjects as a model of the body imposed by a scientific discourse. As a counterpoint, this study presents the concept of a heterotopic body, as a real and singular body, produced and represented as a practice of resistance. Based on this concept, we can highlight the potential of science education for an aestheticization of science, reintroducing the debate on recognizing the self and other as a theme for a humanistic formative agenda committed to an ethical-aesthetic of otherness in science.||Este ensayo enfoca la problemática del cuerpo en la educación en ciencias. Para tanto, toma el concepto de cuerpo utópico utilizado por la ciencia, poniéndolo en una perspectiva crítica a partir de su no reconocimiento como modelo corporal. Como contrapunto, trabaja con la idea de cuerpo heterotópico, como cuerpo real, singular, que se produce y se traduce como práctica de resistencia. A partir de este concepto se evidencia el potencial de la educación en ciencias para la estetización de la ciencia, volviendo a poner en discusión las cuestiones relacionadas al reconocimiento y autodeterminación del otro como pauta para una agenda formativa humanística, comprometida con una ético-estética de las alteridades en la ciencia.||Este ensaio aborda a problemática do corpo na educação em ciências. Para tanto, toma como exemplo o corpo utópico utilizado na ciência, colocando-o em uma perspectiva crítica a partir do seu não reconhecimento como modelo corporal. Como contraponto, trabalha com a ideia de corpo heterotópico, como corpo real, singular, que se produz e se traduz como prática de resistência. A partir deste conceito evidencia-se o potencial da educação em ciências para a estetização da ciência, recolocando a discussão do reconhecimento e da autodeterminação do outro como pauta para uma agenda formativa humanística, comprometida com uma ético-estética das alteridades na ciência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
International; Contemporary | Internacional; Contemporáneo | Internacional; Contemporâneo
Autor
Ferraro, José Luís Schifino
Data
23 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658578 | 10.20396/rfe.v12i1.8658578
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 12 No. 2 (2020): Education and human rights | Filosofia e Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2020): Educación y derechos humanos | Filosofia e Educação; v. 12 n. 2 (2020): Educação e direitos humanos | 1984-9605
Assuntos
Utopic body | Heterotopic body | Heterotopies | Science education | Cuerpo utópico | Cuerpo heterotópico | Educación en ciencias | Corpo utópico | Corpo heterotópico | Educação em ciências
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto