-
Training strategies for high school philosophy teachers: a case study||Estrategias de formación para profesores de filosofía de secundaria.: un estudio de caso||Estratégias formativas para docentes de filosofia no Ensino Médio: um estudo de caso
- Voltar
Metadados
Descrição
This text aims to study, from interviews in the focus group model, a formative experience that took place in 2019 in the course of Philosophy of the University of Brasília, within the scope of an experimental discipline entitled Methodology of teaching philosophy. The discipline carried out an experimentation already underway as an extension project for the group Who belongs to the city ?, whose focus is to discuss the modern notion of utopia with high school students from the Federal District. The extension project has three levels: research on methodologies, teacher training and research on the social and political imaginary of young people in Brasilia. This report seeks to understand how the project and the discipline act of teacher education.
||Este texto tiene como objetivo estudiar, a partir de entrevistas en el modelo de grupo focal, una experiencia formativa que tuvo lugar en 2019 en el curso de Filosofía de la Universidad de Brasilia, dentro de una disciplina experimental titulada Metodología de la enseñanza de la filosofía. La disciplina llevó a cabo una investigación en un proyecto de extensión con el grupo ¿Quién pertenece a la ciudad ?, que discute la noción de utopía con estudiantes de secundaria del Distrito Federal. El proyecto tiene tres niveles: investigación sobre metodologías, capacitación docente e investigación sobre el imaginario social y político de los jóvenes en Brasilia. Este informe busca comprender cómo actúan el proyecto y la disciplina en la formación del profesorado.||Este texto visa estudar, a partir de entrevistas no modelo grupo focal, uma experiência formativa que teve lugar em 2019 no curso de Filosofia da Uiversidade de Brasília, no âmbito de uma disciplina experimental intitulada Metodologia do ensino de filosofia. A disciplina levou a cabo uma experimentação já em curso como projeto de extensão do grupo A quem pertence a cidade?, cujo foco é discutir a noção moderna de utopia com os estudantes de ensino médio do Distrito Federal. O projeto de extensão possui três níveis: investigação de metodologias, formação docente e pesquisa do imaginário político-social dos jovens brasilienses. Este relato procura compreender como o projeto e a disciplina atuam no nível específico da formação docente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Estratégia formativas docentes
Autor
Rossinetti Rufinoni, Priscila | Bisol, Benedetta | Mataluna, Mariana
Data
29 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659091 | 10.20396/rfe.v12i2.8659091
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 12 No. 1 (2020): 80 anos da Pedagogia no Brasil | Filosofia e Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2020): 80 anos da Pedagogia no Brasil | Filosofia e Educação; v. 12 n. 1 (2020): 80 anos da Pedagogia no Brasil | 1984-9605
Assuntos
Teacher training | Reflective practices | Evaluative culture | Formación del profesorado | Prácticas reflexivas | Cultura evaluativa | Formação docente | Práticas reflexivas | Cultura Avaliativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto