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Uprising spheres: notes for a puffed life||Esferas rebeldes: notas para una vida inflada||Esferas da insurreição : notas para uma vida não cafetinada
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Metadados
Descrição
Suely Rolnik's work brings to the contemporary philosophical debate the possibility of thinking today (from our ways of life to the current political situation) from psychoanalytic and philosophical concepts. The book itself does not specifically deal with the area of education, but with the guiding thread created by the author, what she calls the decolonization of the unconscious, as well as the micropolitical practice that takes place on the processes of subjectification and the other concepts presented: drive, language, desire, imagination, creation, affections and others; they are absolutely relevant to the proposition of a revolutionary and contemporary education.||La obra de Suely Rolnik trae al debate filosófico contemporáneo la posibilidad de pensar hoy (desde nuestros modos de vida hasta la situación política actual) desde conceptos psicoanalíticos y filosóficos. El libro en sí no trata específicamente del área de la educación, sino del hilo conductor creado por la autora, lo que ella llama la descolonización del inconsciente, así como de la práctica micropolítica que tiene lugar sobre los procesos de subjetivación y los demás conceptos presentados: pulsión, lenguaje, deseo, imaginación, creación, afectos y otros; son absolutamente relevantes para la propuesta de una educación revolucionaria y contemporánea.||A obra de Suely Rolnik traz para o debate filosófico contemporâneo a possibilidade de pensar os dias de hoje (desde os nossos modos de vida até a atual conjuntura política) a partir de conceitos psicanalíticos e filosóficos. O livro em si não trata especificamente a área da educação, mas o fio condutor criado pela autora, o que ela denomina de descolonização do inconsciente, bem como a prática micropolítica que se dá sobre os processos de subjetivação e os demais conceitos apresentados: pulsão, linguagem, desejo, imaginação, criação, afetos e outros; são absolutamente relevantes para a propositura de uma educação revolucionária e contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Bonetto, Pedro Xavier Russo | Aguiar, Alessandra Aparecida Dias
Data
23 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658022 | 10.20396/rfe.v12i1.8658022
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 12 No. 2 (2020): Education and human rights | Filosofia e Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2020): Educación y derechos humanos | Filosofia e Educação; v. 12 n. 2 (2020): Educação e direitos humanos | 1984-9605
Assuntos
Philosophy | Education | Capitalism | Subjectivity | Filosofía | Educación | Capitalismo | Subjetividad | Filosofia | Educação | Capitalismo | Subjetividade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto