Descrição
Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e os avanços da teoria e da técnica psicanalítica no trabalho com o autismo; apresentando a primeira infância e seus possíveis impasses ao desenvolvimento da criança; descrevendo as possibilidades da teoria psicanalítica na clínica infantil, a partir da ferramenta IRDI, de um caso clínico da psicanalista Marie-Christine Laznik. Sobre o método, a pesquisa é do tipo descritiva, de revisão bibliográfica. A análise e coleta de dados são alcançadas por meio de leitura crítica e analítica do pesquisador, que associa ideias da obra confrontando-as e discutindo-as, a partir do referencial de teóricos psicanalistas. Assim, percebe-se como a temporalidade está em um campo importante na psicanálise e como a família (cuidador) desempenha papel significativo na formação psíquica do sujeito. Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica.