Descrição
A sociedade atual tem demonstrado o avanço de ideias e valores conservadores, debate este que se torna presente no campo educacional em defesa a uma educação “neutra” e “não ideológica”. O objetivo do presente artigo é problematizar as concepções de formação presentes no campo das Políticas Educacionais, expresso pelas premissas do movimento Escola Sem Partido, através da construção do discurso midiático, utilizando como fonte os artigos jornalísticos do jornal Folha de S. Paulo. Apresenta-se como como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Theodor W. Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Quanto ao enfoque metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica. ||Current society has shown a big support to conservative ideas and values, this debate has become present in the educational field in defense of a “neutral” and “non-ideological” education. The general objective of this article is to confront the Education concepts figuring on the Educational Policies field, shown by Escola Sem Partido movement’ assumptions, through the construction of the media’s speech, using as source the newspaper articles of Folha de S. Paulo journal. We present as bibliographical reference the critical theory of society, based on T. W. Adorno, that has the objective of an education for emancipation able to confront the domination and regression conditions present in current society in a social context of intolerance, violence and inequality. Regarding the metodological approach, it is a bibliographic, document and newspaper reasearch.