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AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS
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Metadados
Descrição
Este texto reúne onze dispositivos oficiais voltados à promoção da inclusão no Ensino Superior no Brasil. De posse dos textos, focaliza-se as prerrogativas conferidas aos universitários surdos a fim de evidenciar as possibilidades, os limites e as contradições existentes quanto à garantia do atendimento à diferença linguística deste público em todo o processo educacional que compreende a formação em nível superior. Para tanto, é estabelecida a relação dialógica entre os enunciados dos textos investigados e conclui-se que rejeitar a subordinação da Libras à Língua Portuguesa é um ato político de repúdio às práticas educacionais excludentes dirigidas aos universitários surdos. Afinal, ao supor que todos devam aprender na mesma língua, as propostas educacionais não deixam de estar ancoradas em uma construção profundamente universalista da identidade humana, que por assentarem-se na ideia de constituição inalterável do ser, define seus contornos excluindo os estudantes não-ouvintes.||This text assembles eleven official mechanisms towards promoting inclusion in Brazilian Higher Education. Based on these texts, we focus on the prerogatives given to deaf university students to highlight the possibilities, limits, and contradictions regarding the right to attend the linguistic difference of this group in every educational process that involves higher education formation. To do so, we establish a dialogic relation between the statements of the researched texts, and we conclude that refusing the subordination of Libras to Portuguese is a political act of rejection towards excluding educational practices faced by deaf students. After all, by supposing that all should learn the same language, educational proposals are anchored in a profoundly universalist construction of a human identity, that, by being based on the ideal of a unchangeable constitution of the being, defines its contours excluding non-hearing students.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Rubia Carla Donda da | Gavaldão, Natália | Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3368 | 10.29327/210932.8.1-22
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.1
Assuntos
Ensino Superior Brasileiro. Políticas educacionais inclusivas. Surdos. Libras.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion